Em decisão, Moraes proíbe remoção forçada de pessoas em situação de rua

A abrangência da decisão de Alexandre de Moraes não se limita ao governo federal, estendendo-se também aos executivos municipais e estaduais.

Ministro Alexandre de Moraes | Felipe Sampaio/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, decidiu pela proibição de remoções forçadas de pessoas em situação de rua. Além disso, determinou que o Governo Federal, os executivos municipais e estaduais elaborem, em até 120 dias, um plano de ação e monitoramento para implementar uma política nacional destinada a ajudar aqueles que vivem nessa condição vulnerável.

Essa medida foi resultado de uma análise do pedido feito pelos partidos Rede Sustentabilidade e Psol, juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que buscaram que a corte declarasse um estado de coisas inconstitucional em relação às condições desumanas enfrentadas pela população em situação de rua. A abrangência da decisão de Alexandre de Moraes não se limita ao governo federal, estendendo-se também aos executivos municipais e estaduais. 

Além da proibição de remoções, o ministro determinou que todas as esferas de governo garantam a segurança pessoal e dos bens das pessoas em situação de rua. Além disso, devem disponibilizar apoio das vigilâncias sanitárias para garantir abrigo adequado aos animais dessas pessoas, bem como não recolher bens e pertences delas. O ministro destacou a importância de uma solução coletiva e consensual para abordar essa questão. 

O ministro exigiu que a União formule o plano de ação e monitoramento com a participação de diversos órgãos, incluindo o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua), o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), a Defensoria Pública da União (DPU) e o Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

Entes devem apresentar diagnóstico detalhado

Outra importante diretriz é que os governos anunciem com antecedência a organização de ações de "zeladoria urbana", detalhando dia, horário e local, permitindo que as pessoas em situação de rua possam recolher seus pertences de maneira adequada. Conforme a decisão, a União e os governos estaduais deverão apresentar um diagnóstico detalhado sobre as vagas disponíveis em abrigos e o número de moradores em cada região.

Alexandre de Moraes também destacou a gravidade das violações dos direitos humanos enfrentadas pela população em situação de rua, que indicam um potencial estado de coisas inconstitucional. Dessa forma, o Poder Judiciário se faz necessário para intervir, mediar e esforçar-se na busca de uma solução efetiva para essa problemática que lamentavelmente caracteriza essa determinada conjuntura.

Com o objetivo de prevenir mortes causadas pelo frio, o ministro determinou que as Defesas Civis de todos os estados e entes federativos disponibilizem e divulguem alertas meteorológicos com a máxima antecedência possível, permitindo a previsão de ondas climáticas. Ademais, as Defesas Civis deverão providenciar barracas com estrutura mínima compatível com a dignidade humana em momentos de baixas temperaturas.

Essa questão foi objeto de uma audiência pública realizada em 2022 no Supremo Tribunal Federal, na qual o ministro Alexandre de Moraes convocou governadores, prefeitos de capitais e associação de prefeitos para discutir medidas relacionadas a três grandes questões: como evitar que as pessoas cheguem a essa situação, como garantir dignidade enquanto estiverem em situação de rua e como ajudá-las a sair dessa condição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES