Em encontro, PT transfere para cúpula decisão sobre as doações

Partido vai continuar ou não recebendo doações de empresas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os delegados do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiram durante o final de semana transferir para o Diretório Nacional da legenda - formado por um grupo mais restrito de dirigentes - a definição sobre se o partido vai continuar ou não recebendo doações de empresas para suas campanhas eleitorais.

A decisão foi tomada durante o 5º Congresso Nacional do PT numa votação que não teve os votos divulgados. Sob vaias contrárias ao adiamento da definição, o secretário de finanças do partido, Márcio Macedo, que comandava a reunião, buscou acalmar a plateia. “O processo foi claro. Foi consenso de toda a mesa”, afirmou Macedo, que defendia o adiamento. “A intolerância não é uma boa companheira”, disse em seguida.

A justificativa da legenda para o adiamento foi para aguardar a conclusão da reforma política no Congresso Nacional, que debate as regras para doação de campanha, e só então decidir sobre a questão no diretório nacional.

Sobre o assunto, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, comentou que a decisão de adiar “não faz retroceder o que já foi aprovado” no dia 17 de abril deste ano, quando a sigla anunciou que deixaria de receber doações empresariais. A orientação foi divulgada após a prisão do então tesoureiro partido, João Vaccari Neto, investigado por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. Na ocasião, antes de implementar a decisão, Falcão explicou que a medida teria de ser referendada no congresso na capital baiana.

O fim das doações privadas de pessoas jurídicas é a principal bandeira do partido nos debates sobre a reforma política. Para Falcão, a disposição do partido “de continuar combatendo no Congresso [Nacional] a votação que é inconclusa e que está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal” sai renovada após o evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES