Em meio a embate com STF, Elon Musk diz que X respeita leis do Brasil

A manifestação pública ocorreu nesta quarta-feira (10). Anteriormente, o bilionário ameaçou descumprir decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Elon Musk e Alexandre de Moraes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O empresário Elon Musk, dono da rede social X (anteriormente conhecido como Twitter), afirmou nesta quarta-feira (10) que a empresa respeita as leis do Brasil e de todos os outros países em que opera. “[O] X respeita as leis do Brasil e de todos os países em que atuamos”, escreveu Musk em uma postagem. “Quando recebemos uma ordem para infringir a lei, devemos recusar”, completou.

AMENIZOU O TOM: a manifestação pública ocorreu após o bilionário ameaçar descumprir decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). A fala de Musk respaldou publicação de uma conta da equipe global de assuntos governamentais do X. “No centro desse debate está nossa crença de que algumas das ordens judiciais que recebemos não estão de acordo com o Marco Civil da Internet ou com a Constituição Federal brasileira”, declarou.

ALEGAÇÕES: a equipe do X afirmou que as pessoas devem saber por que sua conta está bloqueada ou por que estão sendo investigadas, e devem ter direito ao devido processo para se defenderem em um tribunal público. Foi alegado também que o sigilo em torno dos processos está prejudicando a confiança nas instituições públicas.

“Pedimos ao tribunal que levante as ordens de sigilo sem demora, que ouça nossos recursos e que os outros poderes da República façam todos os esforços, dentro de suas respectivas jurisdições, para exigir a transparência essencial em uma democracia próspera”, consta em trecho da postagem.

MUSK CONCORDOU COM INTERNAUTA: em outra publicação no X, feita poucos minutos depois, Musk concordou com uma usuária que afirma que o banimento de contas nas rede, sem o devido processo legal, viola artigos da Constituição Federal do Brasil.

EMBATE COM O STF: no último sábado (6), o empresário Elon Musk respondeu a uma publicação na rede social X sobre o ministro Alexandre de Moraes e em tom de crítica, o bilionário americano questionou o porquê de “tanta censura no Brasil“. Em outra postagem, Musk desafiou Moraes e escreveu que a rede social está “revertendo todas as restrições” aplicadas, mesmo que isso custe a operação do X no país. O empresário também afirmou que o ministro do STF deve “renunciar ou sofrer um impeachment”.

INQUÉRITO E MULTA: diante das investidas de Elon Musk, Moraes decidiu incluir Musk no inquérito das milícias digitais. O ministro fixou multa diária de R$ 100 mil à plataforma e a cada perfil que descumprir as determinações da Suprema Corte ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES