Em mensagem ao Congresso, Dilma pede avanço na reforma

Congresso Nacional reabriu trabalhos após 41 dias de recesso

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff pediu nesta quinta-feira (2), por meio de mensagem enviada ao Congresso, apoio para a aprovação da reforma política em 2012. ?Continuaremos trabalhando em conjunto com esta Casa para, através do debate democrático, avançar na reforma política?, afirmou a presidente.

?Entendemos que são necessárias mudanças que fortaleçam o sentido programático dos partidos brasileiros e aperfeiçoem as instituições, permitindo maior transparência ao conjunto da atividade pública?, completou.

A mensagem foi levada ao Congresso pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e lida pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, deputado Eduardo Gomes, (PSDB-TO), durante a primeira sessão conjunta de 2012 que marcou o recomeço oficial das atividades na Câmara dos Deputados e do Senado após 41 dias de recesso.

Dilma agradeceu aos parlamentares por trabalhar com o governo de forma ?crítica, independente, acima das divisões partidárias? e por ter aprovado em 2011 o Brasil Maior, a Desvinculação das Receitas da União (DRU), a política de valorização do salário mínimo, a Comissão da Verdade e a lei de acesso a informações públicas.

Na mensagem, Dilma fez um resumo das principais ações do governo em 2011. Ela reafirmou o compromisso com a erradicação da miséria e disse que os resultados obtidos pelo programa Brasil sem Miséria mostram ?que estamos no caminho certo?.

O programa de combate ao crack ?terá atenção especial em 2012?, segundo a presidente, com uma rede integrada de serviços para atender os dependentes químicos.

Economia

A presidente afirmou na mensagem que o Brasil cresceu em meio a um cenário internacional adverso e conseguiu gerar empregos. Segundo ela, os resultados positivos no campo econômico são resultado de um novo modelo de desenvolvimento centrado no mercado interno.

De acordo com a presidente, a melhoria da nota do Brasil pelas maiores agências de classificação de risco mostra o reconhecimento à solidez do Brasil. ?A economia brasileira apresenta fundamentos sólidos?.

Para manter o crescimento em 2012, Dilma afirmou que não faltarão recursos para o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida 2 e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na mensagem, a presidente informa que R$ 125,7 bilhões serão destinados ao Minha Casa, Minha Vida 2.

Dilma afirmou que, em 2012, o governo continuará a defender a indústria nacional ?de práticas concorrenciais desleais que podem colocar em risco o emprego e o crescimento? do país.

Copa

Sobre os preparativos para o mundial de 2014, Dilma afirmou que ?assim que o Congresso Nacional concluir a análise do projeto de Lei Geral da Copa, teremos finalizado todos os ajustes na legislação necessários ao cumprimento dos compromissos firmados com a Fifa?.

Segundo ela, ?todos os estádios estão em obra, apoiados por financiamento de R$ 3,4 bilhões do governo federal, por meio do BNDES, e os estados sede estimam que oito deles estarão prontos ao final deste ano e os demais, em 2013?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES