Em mensagem de Natal, Lula vai descrever 2024 como ano de colher o que foi plantado

Presidente também deve destacar resposta da democracia ao 8 de janeiro e reafirmar chamado à união dos brasileiros.

Em mensagem de Natal, Lula vai descrever 2024 como ano de colher o que foi plantado | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No domingo (24), véspera de Natal, o presidente Lula (PT) planeja divulgar um vídeo enfatizando a importância da união entre os brasileiros e descrevendo o ano de 2024 como o momento de colher os frutos do que foi semeado. Um assessor mencionou que as medidas implementadas no primeiro ano do governo Lula 3 começarão a surtir efeito no próximo ano.

Embora não tenha detalhado quais medidas serão abordadas, Lula, em sua última reunião ministerial do ano, ressaltou o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a aprovação do arcabouço fiscal (uma regra substituindo o teto de gastos como ferramenta de controle de despesas do governo) e a reforma tributária.

Importante notar que o presidente não mencionará explicitamente nenhum ministro ou membro do governo, incluindo Fernando Haddad (PT), responsável pelas negociações para a aprovação do arcabouço e da reforma tributária.

Na mensagem, Lula vai lembrar também o 8 de janeiro de 2023, quando golpistas atacaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, em ato contra a vitória do petista na eleição de 2022.

O episódio será lembrado pela ótica da resposta que a democracia deu a esses movimentos golpistas. O presidente deve, ainda, reforçar a mensagem de união dos brasileiros, como fez no discurso de 7 de Setembro.

Lula tem dito a aliados que está preocupado com a polarização do país – inclusive em razão dos impactos que esse cenário pode ter nas eleições de 2024. Num evento do PT no início do mês, o presidente afirmou que a disputa municipal "vai ser outra vez Lula e Bolsonaro" e que, nesse contexto, o partido e aliados devem "defender a democracia sem medo".

No mesmo discurso, Lula cobrou do PT uma maior aproximação de públicos resistentes à legenda, como os evangélicos e agronegócio.

"Nós temos que nos perguntar por que que um partido que, muitas vezes no discurso pensa que tem toda a verdade do planeta, só conseguiu eleger 70 deputados? Por que tão pouco se a gente é tão bom?", questionou Lula, na ocasião. "



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES