Em pronunciamento, Dilma diz que Brasil possui maior número de mulheres empreendedoras

Presidente fez pronunciamento por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Presidente Dilma Rousseff | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff afirmou em pronunciamento neste sábado (8), Dia Internacional da Mulher, que as mulheres são "a nova força que move o Brasil". No discurso, Dilma destacou o papel das brasileiras na economia do país e citou dados da ascensão social nos últimos anos, além de ressaltar a participação feminina em políticas do governo.

O pronunciamento durou cerca de oito minutos e foi apresentado em rede nacional. A presidente afirmou que nos últimos onze anos, das 36 milhões de pessoas que saíram da extrema pobreza e das 42 milhões que ascenderam à classe média, mais da metade é de mulheres.

"O Brasil criou, nos últimos três anos, 4,5 milhões de empregos. Mais da metade desses empregos, com carteira assinada, foram conquistados pelas mulheres. Por este e outros motivos, podemos dizer que a mulher é a nova força que move o Brasil. Mas temos que admitir que o Brasil precisa ainda dar mais força às suas mulheres", disse a presidente.

Dilma afirmou durante o pronunciamento que "tudo" o que as mulheres conquitaram no país é fruto de "esforço" e "coragem" de cada uma, além do "apoio de suas famílias".

Mulheres empreendedoras

Dilma afirmou que entre as 20 maiores economias do mundo, o Brasil é o país que, proporcionalmente, possui o maior número de mulheres empreendedoras."Mulheres que abrem seus próprios negócios e enfrentam, com coragem e competência, as dificuldades para crescer e prosperar", disse.

Segundo a presidente, a participação das mulheres na área do empreendedorismo se dá porque o Brasil criou novas linhas de crédito, o que tornou o país "destaque no mundo".

"Vejam o caso do programa Crescer, que é destinado a financiar pequenos empreendedores e oferece dinheiro barato e sem burocracia para a pessoa montar ou ampliar seu próprio negócio. Um dinheiro que pode ser usado como capital de giro ou na compra de máquinas e equipamentos", afirmou.

Segundo a presidente, 60% das operações feitas pelo programa foram feitas por mulheres. "Esta é uma prova contundente de como a mulher brasileira é guerreira e empreendedora, como sabe buscar o que quer", disse.

Na mensagem às mulheres, a presidente afirmou que as brasileiras têm a "sensibilidade" de perceber que abrir negócios próprios, elas podem administrar "melhor" a vida delas e da família.

"Cada casa brasileira, e cada empresa deste país, mostram o que cada mulher é capaz de fazer por sua família e pelo progresso do Brasil. Somos um país líder no empreendedorismo feminino porque a mulher brasileira tem a sensibilidade de perceber que, abrindo um negócio próprio, ela pode administrar melhor sua vida e a de sua família", disse a presidente.

Programas do governo

De acordo com a presidente, 60% dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) são mulheres e mais da metade das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e dos financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é formada por brasileiras.

"Essa nova realidade explica porque as mulheres já são proprietárias de 44% das franquias do país. Explica também o grande crescimento da participação das mulheres na força de trabalho. Enquanto no início da década de 80 apenas 26% das mulheres trabalhava, hoje, 50% delas estão ocupadas. Os números são muito bons, mas precisam melhorar muito mais", afirmou Dilma no pronunciamento.

Ao apresentar dados sobre a participação das mulheres nos programas do governo federal, Dilma destacou ainda que 93% dos cartões do Bolsa Família têm uma mulher como titular e 52% das casas entregues pelo programa Minha Casa, Minha Vida estão no nome de mulheres.

"No acesso à terra também é assim, 72% das propriedades da reforma agrária são de mulheres. Ao mesmo tempo, o governo tem oferecido mais crédito e assistência técnica para as trabalhadoras rurais. São mais mulheres produzindo alimentos, tomando decisões e conquistando autonomia. Fortalecemos, assim, o papel da mulher na família, na sociedade urbana e no mundo rural", disse a presidente.

Igualdade

Dilma defendeu igualdade em oportunidades de trabalho e salário para mulheres e homens. Segundo a presidente, é preciso combater "sem tréguas" a violência sofrida pelas mulheres.

"Como a primeira mulher a ocupar a presidência do país, vejo com imensa alegria vários programas criados nos últimos anos. Vejo também que muitas barreiras ainda precisam ser rompidas para diminuir a desigualdade entre os gêneros e garantir mais direito, mais autonomia às brasileiras de todas as classes sociais", afirmou.

Ainda segundo a presidente, é preciso "diminuir ainda mais" a burocracia e os impostos para que as empresas sejam "ainda mais numerosas". "É preciso que muito mais mulheres ocupem o topo das decisões das empresas e das entidades representativas de toda natureza", disse.

"Este é o século das oportunidades. Este é o século do Brasil. E este é, sem dúvida, o século das mulheres! A mulher é a nova força que move o Brasil. Com esta força e esta energia vamos construir um futuro cada vez melhor para as nossas famílias", concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES