Em telefonema a Dilma, Chávez confirma visita ao Brasil

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, virá ao Brasil em visita oficial no dia 6 de junho

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, virá ao Brasil em visita oficial no dia 6 de junho. A data foi definida nesta terça-feira, em uma conversa por telefone entre Chávez e a presidente Dilma Rousseff, no fim da manhã. De acordo com assessores, a iniciativa do telefonema foi do venezuelano.

Apenas no ano passado, a relação comercial entre Brasil e Venezuela envolveu US$ 4,6 bilhões. Em geral, o Brasil exporta para a Venezuela alimentos, frango desossado e carne bovina, enquanto os venezuelanos vendem para os brasileiros, essencialmente, petróleo e derivados.

No começo do mês, Chávez havia marcado viagens ao Brasil, Equador e a Cuba. Mas, segundo ele, por recomendação médica, adiou as visitas para ficar de repouso por causa de uma inflamação no joelho esquerdo. A viagem de Chávez ao Brasil estava marcada para o último dia 10, mesmo dia que o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês) divulgou relatório denunciando que o presidente da Venezuela havia prometido enviar, em 2007, US$ 300 milhões às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A informação foi negada pelas autoridades venezuelanas.

Porém, o tema foi assunto de reunião entre os chanceleres Antonio Patriota, do Brasil, e Nicolás Maduro, da Venezuela, no último dia 10. Os dois ministros se reuniram no Palácio do Itamaraty. Patriota minimizou a conclusão do relatório e afirmou que o importante é o avanço das relações entre Venezuela e Colômbia.

De acordo com o IISS, com base no material apreendido com o ex-líder das Farc Raúl Reyes, o presidente do Equador, Rafael Correa, recebeu dinheiro da guerrilha durante a campanha eleitoral de 2006.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES