Em Teresina, reunião da Força-tarefa do G20 reunirá 52 delegações internacionais

Termos finais da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza devem ser consolidados em maio

Em Teresina, reunião da Força-tarefa do G20 reunirá 52 delegações internacionais | Foto: Audiovisual G20 Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entre 22 e 24 de maio, um importante passo será dado, em Teresina, Piauí, para a consolidação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, compromisso criado dentro do G20 no Brasil pelo presidente Lula e coordenado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias

PRESENÇA DE 52 DELEGAÇÕES INTERNACIONAIS: Na capital piauiense, ocorrerá a segunda reunião técnica presencial da Força-Tarefa para Aliança que deve reunir mais de 150 representantes de países e organismos internacionais, de 52 delegações diferentes, para definir os termos finais do compromisso internacional de combate a fome a pobreza no mundo.

OCORRERÃO DEFINIÇÕES IMPORTANTES: A reunião de Teresina se torna determinante, pois nela serão definidos os instrumentos fundadores da Aliança, que serão firmados, em junho durante reunião ministerial no Rio de Janeiro, momento em que serão anunciados os membros fundadores, parceiros e financiamento para o lançamento da Aliança Global. Em novembro, a Cúpula do G20 dará lugar ao lançamento em alto nível da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

O QUE PROPÕE A ALIANÇA? A proposta da Aliança, aberta a todos os países, busca formar uma cesta com políticas públicas de combate à fome e a miséria bem-sucedidas, como ocorreu no Piauí, no Brasil, e em diversas outras regiões do mundo. O propósito é não ficar restrito a apenas oferecer recursos financeiros, mas mostrar programas, políticas e ferramentas que já tenham sido usadas em outros países e dado bons resultados. 

"O estabelecimento dessa iniciativa, materializando a visão direta do presidente Lula, com os aportes, ajustes e apoio de todos, será um forte avanço no caminho para acelerar os esforços para eliminar a fome, a má nutrição e a pobreza extrema, reduzindo desigualdades e caminhando para uma transição justa e inclusiva rumo a um futuro sustentável, atingindo os ODS 1 e 2”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Social, Wellington Dias. 

COMBATE A FOME: No mundo, 735 milhões de pessoas passam fome segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Além disso, os 10% mais ricos detêm 76% da riqueza do planeta, enquanto os 50% mais pobres possuem apenas 2%. A realidade impõe um desafio global, ainda longe de atingir as metas de erradicação da fome e da pobreza no mundo - ODS 1 e 2 - e enfatiza a necessidade de encontrar soluções em conjunto. É nesse contexto que surge a proposta para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES