Em vídeo, advogado do PL pede cassação de Moro por abuso de poder econômico

Julgamento no TRE-PR levanta expectativas sobre futuro político do ex-juiz

Sérgio Moro | Imagem: Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O julgamento da acusação de abuso de poder econômico, que pode resultar na cassação do senador Sérgio Moro (União-PR), inicia-se nesta segunda-feira (1), em Curitiba, no Tribunal Regional Eleitoral do estado.

Um dia antes da audiência, o advogado Guilherme Ruiz Neto, representante do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, na ação contra o ex-juiz, divulgou um vídeo nas redes sociais. Nele, aponta as razões que acredita serem suficientes para a cassação de Moro e torná-lo inelegível por oito anos.

No vídeo, o advogado destaca que Moro gastou mais de R$ 12 milhões entre a pré-campanha e a campanha para o senado pelo Paraná, nos dois partidos em que esteve: Podemos e depois União Brasil (legenda que o elegeu senador). Isso, segundo Neto, ultrapassa o limite de gastos permitido para o cargo, fixado em apenas R$ 4,5 milhões.

Para Ruiz, a cassação de Moro é vital para demonstrar que "a lei vale para todos", inclusive para ex-juízes. Ele lembra o caso da 'Moro de Saias', como ficou conhecida a ex-juíza Selma Arruda (Podemos), que teve seu mandato cassado, entre outras acusações, por abuso de poder econômico, crime também atribuído a Moro.

No meio jurídico, a cassação do ex-juiz é considerada certa no bolão de apostas, restando apenas a dúvida se ocorrerá apenas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou já no Paraná. Moro possui fortes relações no estado, especialmente após sua atuação destacada na Operação Lava Jato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES