Emenda vai contemplar Rio de Janeiro com receita extra do pré-sal

Os estados que alegam uma perda acentuada de recursos com o texto aprovado na Câmara Federal, serão beneficiados com o aumento de repasse

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) assegurou que já existe uma proposta de emenda para ser apresentada através do senador Pedro Simon (PMDB-RS) durante votação do projeto do pré-sal no Senado.

A emenda tem o objetivo de destinar aos estados considerados produtores de petróleo (Rio de Janeiro e Espírito Santo) recursos suplementares de acordo com o crescimento da produção anual de barris de petróleo.

Pela proposta, um percentual dos 50% da participação especial e 30% dos royalties pertencentes ao Governo Federal irão para estados como o Rio de Janeiro, de modo a evitar uma queda abrupta de suas receitas.

Portanto, os estados que alegam uma perda acentuada de recursos com o texto aprovado na Câmara Federal, serão beneficiados com o aumento de repasse dos recursos que seriam destinados à União.

?A emenda tem o objetivo de não incentivar nenhuma guerra federativa entre os estados. Dessa forma, os estados que perderam parte dos seus recursos de royalties serão beneficiados com recursos que, originariamente, iriam para a União. O Governo Federal vai aumentando o volume de recursos a estes estados de acordo com a produção, que também só tende a aumentar?, ressaltou Castro.

O deputado Marcelo Castro afirmou que esta semana deverá se reunir com o senador Pedro Simon e os Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG), que trabalharam na elaboração da emenda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES