Empresário convocado para depor na CPI recorre ao STF

O pedido inclui ainda o direito de não assinar termo de compromisso.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com depoimento marcado para a próxima terça-feira (28), o empresário Adir Assad recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para não se manifestar diante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as relações de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e privados.

A defesa de Assad impetrou habeas corpus, com pedido de liminar, para que ele tenha o direito de permanecer em silêncio e não fornecer provas contra si. Na peça, o advogado informa que o empresário foi convocado por e-mail como testemunha. Todavia, os requerimentos de convocação apresentados pelos parlamentares deixam claro que ele está na condição de ?pessoa investigada?.

O pedido inclui ainda o direito de não assinar termo de compromisso, não sofrer medida privativa de liberdade ou restritiva de direitos e de ser assistido por advogados. O relator é o ministro Ricardo Lewandowski.

Adir Assad é dono das empresas JSM Terraplenagem e SP Terraplenagem, suspeitas de atuarem como ?laranjas? e de terem sido beneficiadas com repasses de dinheiro público pela empreiteira Delta. Segundo levantamento feito pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), só a JSM teria recebido R$ 9,7 milhões.

Além de decidir sobre o pedido de Adir Assad, o STF vai ter que analisar também habeas corpus impetrado pelo ex-presidente da construtora Delta Fernando Cavendish, com depoimento marcado para quarta-feira (29). Até hoje, o STF não negou nenhuma das dezenas de pedidos similares apresentados por convocados pela CPI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES