Empresário de Londrina é o primeiro acusado de financiar ataques de 8 de janeiro

Devido ao sigilo do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), o nome do denunciado foi mantido confidencial na divulgação da notícia.

Momento dos ataques golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023 | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O empresário Pedro Luis Kurunczi, residente em Londrina (PR), tornou-se o primeiro a ser denunciado pela acusação de financiar os ataques golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

Segundo informações, a denúncia foi formalizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 14 de dezembro. No entanto, devido ao sigilo do processo no Supremo Tribunal Federal (STF), o nome do denunciado foi mantido confidencial na divulgação da notícia.

De acordo com informações obtidas, o denunciado é Kurunczi, acusado de fretar quatro ônibus que transportaram 108 passageiros a Brasília, incluindo participantes da intentona bolsonarista, e de organizar grupos envolvidos nos ataques às sedes dos três Poderes.

Conforme a denúncia do MPF, o empresário é acusado de cometer cinco crimes: abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado mediante violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Leia Mais

Se condenado por todos esses crimes, as penas acumuladas podem ultrapassar 30 anos de reclusão. A denúncia ainda aguarda análise pelo STF, pois foi apresentada poucos dias antes do início do recesso do Judiciário.

Antes do julgamento da denúncia, que requer aceitação colegiada, a parte acusada deve apresentar sua defesa prévia em um prazo de 15 dias. No entanto, durante o recesso, essa contagem é interrompida.

Conforme a denúncia, o empresário de Londrina incitou a sublevação contra o resultado das eleições e o presidente Lula (PT) em grupos de aplicativos de mensagens. Ele também coordenou a organização do transporte para Brasília, incentivando a participação nos eventos criminosos.

Sabe-se que um dos passageiros dos ônibus fretados por Kurunczi, Orlando Ribeiro Júnior, foi preso no Palácio do Planalto em 8 de janeiro e já foi condenado pelo STF a três anos de prisão.

A denúncia contra Kurunczi foi uma das últimas ações do subprocurador-geral Carlos Frederico Santos, que coordenava o Grupo Estratégico dos Atos Antidemocráticos. Nomeado por Augusto Aras, ex-procurador-geral da República, Santos colocou seu cargo à disposição do novo PGR, Paulo Gonet.

Sob a liderança de Carlos Frederico, o grupo denunciou um total de 1.413 pessoas, incluindo 1.156 incitadores, 248 executores, 8 agentes públicos e 1 financiador.

O nome de Kurunczi já havia sido citado como réu em ações civis públicas movidas pela Advocacia-Geral da União (AGU) contra financiadores dos eventos de 8 de janeiro. Estas ações buscavam indenizações por dano moral coletivo, com pedidos de valores significativos em diferentes processos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES