Empresários entram na Justiça para derrubar Lei que pune atraso do ISS

Os empresários que entraram com ações contra o regime especial afirmam que a medida da Secretaria de Finanças dificulta a atividade comercial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Empresários de Teresina encontraram uma forma de tentar derrubar a Lei Complementar Municipal nº 4454/13, que determina a todo e qualquer contribuinte que venha a atrasar em mais de 120 dias o pagamento de Imposto Sobre Serviços (ISS) estará sujeito a ingresso em um regime de fiscalização que prevê, dentre outras coisas, o impedimento em emitir notas fiscais.

O regime especial de fiscalização foi instituído em 2013 pela Prefeitura Municipal de Teresina e gerou descontentamento em grupos de lojistas da cidade. Segundo o advogado de algumas empresas que já obtiveram a decisão para essas serem excluídas da Lei, Carlos Yury Morais, o regime é inconstitucional, violando os direitos fundamentais dos contribuintes.

Entre as medidas que que o setor empresarial reclama está a manutenção de um Auditor Fiscal de Receita Municipal - AFRM ou grupo de Auditores Fiscais, em constante rodízio, com o fim de acompanhar todas as operações, prestações de serviços e negócios do contribuinte, no estabelecimento ou fora dele, a qualquer hora do dia ou da noite, desde que esteja em funcionamento.

Os empresários que entraram com ações contra o regime especial afirmam que a medida da Secretaria de Finanças dificulta a atividade comercial no Estado. O advogado argumenta que não é o atraso de pagamento que caracteriza a sonegação, mas sim o propósito, a vontade do agente de sonegar. ?Como está esse regime, a Secretaria de Finanças nivela todo empresário por baixo, ignorando a própria Constituição?, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES