Empréstimo do Governo do Piauí ao Bird chega só em abril

A expectativa é que até abril o montante já esteja no caixa do Estado.

Avalie a matéria:
SILVANO | Secretário diz que expectativa é receber montante em abril | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma mudança no título do projeto de lei 05/2012 de autoria do Executivo que trata sobre a autorização para que o Governo do Piauí obtenha empréstimo de US$ 350 milhões junto ao BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) irá retardar a liberação de recursos para o Estado.

Os deputados estaduais piauienses aprovaram ontem em primeira e segunda votações no Plenário, em caráter de urgência em reuniões sucessivas das Comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação e no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí.

“Foi apenas uma mudança na redação, no título do projeto, que foi uma exigência do Bird. Agora, na primeira quinzena de março devemos receber a carta proposta do Banco. Com a aprovação rápida na Alepi, queremos agora agilizar a liberação desses recursos, que já deveriam ter chegado em março”, pontuou o secretário estadual de Fazenda, Silvano Alencar.

Segundo ele, a expectativa é que até abril o montante já esteja no caixa do Estado. O projeto de lei, que recebeu pareceres favoráveis dos deputados Antônio Félix (PSD), na CCJ, e Gustavo Neiva (PSB), presidente da Comissão de Finanças, e altera a Lei 6.078/2011 que autorizou o Estado a contrair empréstimos de 550 milhões de dólares, sendo 200 milhões de dólares junto ao Banco Mundial e o restante junto ao BIRD.

Os empréstimos serão realizados, de acordo com a proposição, através de duas operações distintas e sucessivas. Segundo o deputado Antônio Félix, os recursos do BIRD serão aplicados através do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Piauí, de acordo com as diretrizes do Plano Plurianual para 2012/2015 e a Lei Orçamentária de 2012.

O Projeto de Lei prevê ainda que parte dos recursos obtidos junto ao BIRD será aplicada no pagamento de empréstimo de R$ 120 milhões contratado pelo Governo junto a Caixa Econômica Federal. O deputado Kleber Eulálio (PMDB) presidiu a reunião da Comissão de Constituição e Justiça. Em seguida, o deputado Gustavo Neiva, após ser eleito presidente, comandou os trabalhos da Comissão de Finanças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES