Ensino Médio: Mendonça propõe carga horária abaixo do que queria o MEC

Deputado federal Mendonça Filho (União-PE) relata tema na Câmara e afirma que relatório garante a oferta de ensino técnico e mantém principais eixos do Novo Ensino Médio.

Ensino Médio: Mendonça propõe carga horária abaixo do queria o MEC | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Mendonça Filho, (União-PE), submeteu o relatório referente ao projeto que propõe alterações no Novo Ensino Médio, implementado em 2017. No documento, o relator propõe um aumento nas horas de aula obrigatórias, embora abaixo da proposta de modificação apresentada pelo Ministério da Educação (MEC).

Em outubro, o governo federal encaminhou ao Congresso um projeto de lei visando ajustar alguns aspectos do Novo Ensino Médio, que foi aprovado durante a gestão de Mendonça Filho no Ministério da Educação (MEC) durante o governo de Michel Temer (MDB).

O envio das propostas de mudanças foi feito em meio às críticas e problemas da reforma que mudou a grade curricular e oferta de disciplinas optativas em todas as escolas do país.

O relatório de Mendonça alterou a distribuição da carga horária total, que é de 3.000 horas totais durante os três anos, com carga horária diária de 5 horas, do Novo Ensino Médio que constava da proposta enviada pelo governo.

Como é hoje o Novo Ensino Médio:

  • 1.800 horas de para disciplinas obrigatórias; e
  • 1.200 horas para optativas (itinerários formativos escolhidos pelo aluno).

Como o governo queria:

  • 2.400 horas de para disciplinas obrigatórias; e
  • 600 horas para optativas (itinerários formativos escolhidos pelo aluno).

Como o relator propõe:

  • 2.100 horas de para disciplinas obrigatórias; e
  • 900 horas para optativas (itinerários formativos escolhidos pelo aluno).

Caso a proposta de Mendonça Filho seja aprovada, a implementação das mudanças no Novo Ensino Médio devem ser realizadas a partir de 2025.

O projeto tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, o que permite que a proposta possa ser votada diretamente no plenário da casa. De acordo com Mendonça Filho, o projeto com as mudanças pode ser votado pela Câmara dos Deputados na próxima terça-feira (12).

Mendonça Filho (União-PE) afirma que o relatório garante a oferta de ensino técnico e mantém principais eixos do Novo Ensino Médio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES