Entenda o vaivém das decisões que movimentaram o caso de Lula

Em poucas horas, uma série de decisões envolveram o caso.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em poucas horas, uma série de decisões e reviravoltas mexeram com a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (8). Pela manhã, o desembargador do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) Rogério Favreto determinou que Lula deixasse, ainda no domingo, a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde está preso desde 7 de abril após ter sido condenado em 2ª instância no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Horas depois, o desembargador relator do caso no TRF-4, João Paulo Gebran Neto, instado pelo juiz Sergio Moro, determinou que a Polícia Federal mantivesse Lula preso. À tarde, Favreto, em nova decisão, voltou a determinar a libertação de Lula.

O impasse só terminou à noite, quando o presidente do TRF-4, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, determinou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permaneça preso.

Veja a seguir as principais perguntas e respostas sobre as decisões que movimentaram o caso do ex-presidente Lula.

Quais os principais argumentos que embasaram a decisão do desembargador que mandou soltar o Lula?

Na decisão, Favreto argumentou que manter Lula preso prejudicaria a legitimidade do processo eleitoral e das instituições democráticas. Apesar de cumprir pena, Lula é o pré-candidato à Presidência pelo PT e lidera pesquisas de intenção de voto em diversos cenários.

Além disso, o desembargador aceitou os argumentos dos deputados petistas Wadih Damous (RJ), Paulo Pimenta (SP) e Paulo Teixeira (SP) de que a prisão do ex-presidente não tem fundamentação, e disse que Lula não deveria ter sido preso antes de esgotados os recursos da defesa.

Por que essa decisão saiu em um domingo?

A decisão foi proferida neste domingo porque os deputados petistas entraram com o pedido de habeas corpus na última sexta-feira (6), após o expediente normal, que vai até às 19h. Com isso, o requerimento caiu nas mãos do desembargador de plantão, Rogério Favreto. Se o pedido tivesse sido apresentado até as 19h de sexta-feira, seria enviado ao desembargador Gebran Neto, relator do processo na corte federal.

Em sua decisão, Favreto diz que recebeu o pedido "por se tratar de paciente [quem sofre coação, no jargão jurídico] que se encontra preso". Após análise, o desembargador decidiu pela soltura imediata de Lula. Ainda no despacho, Favreto afirma que, como o cumprimento da decisão ocorreria em um dia que não é útil, era dispensável o exame de corpo de delito.

Por que essa decisão veio de um desembargador do TRF-4?

O habeas corpus foi pedido ao TRF-4, um tribunal de segunda instância, por contestar decisões da 13ª Vara Federal de Curitiba, a primeira instância onde atua o juiz Sérgio Moro. Foi Moro quem mandou prender Lula em abril, depois que o TRF-4 decidiu pela condenação do ex-presidente e analisou os embargos infringentes apresentados pela defesa.

A prisão de Lula seguiu entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) de permitir a execução da pena após a condenação e o esgotamento dos recursos na segunda instância.

O que aconteceu depois da ordem do desembargador pela soltura?

Após a primeira decisão do desembargador, o juiz Sérgio Moro se negou a soltar Lula, alegando que Favreto não é autoridade competente para decidir sobre o caso, e pediu orientação ao relator do caso no TRF-4, Gebran Neto. O MPF (Ministério Público Federal), autor da ação que prendeu Lula, também se manifestou e afirmou que Favreto é incompetente para analisar o caso.

O desembargador plantonista emitiu um segundo despacho reiterando sua decisão e ordenando a soltura imediata de Lula. Depois disso, o relator do caso no TRF-4, desembargador João Paulo Gebran Neto, determinou que Lula continuasse preso. Porém, em um terceiro despacho, Favreto voltou a determinar a libertação do ex-presidente, o que até o momento não ocorreu.

O desembargador Rogério Favreto participou da decisão que condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão?

O desembargador que mandou soltar Lula neste domingo não participou da decisão do TRF-4 em janeiro que condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá. Participaram daquela decisão os três desembargadores da 8ª Turma do TRF-4: João Pedro Gebran Neto (relator do caso), Leandro Paulsen e Victor Laus. Os três votaram pela condenação e foram unânimes na dosimetria da pena.

A partir dessa decisão, Lula vai ser solto?

Após a decisão de soltar Lula, o relator do caso no TRF-4, João Paulo Gebran Neto, determinou que Lula continue preso. No entanto, o desembargador plantonista voltou a determinar a libertação do ex-presidente "no prazo máximo de uma hora" --a partir do recebimento da ordem pela PF--, sob pena de os policiais incorrerem em desobediência de ordem judicial. À noite, o presidente do TRF-4, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, determinou que Lula permaneça preso. Assim, o ex-presidente deverá seguir preso na Superintendência da PF em Curitiba.

Quem mandaria cumprir essa decisão?

Lula não foi solto imediatamente após a determinação do desembargador Rogério Favreto porque a ordem de soltura tinha de ser cumprida pelo juiz que emitiu a ordem de prisão, no caso Sérgio Moro. Porém, a PF aguardou a deliberação final de Thompson Flores, que decidiu pela manutenção da prisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES