Enzo Samuel diz que Teresina necessita de 400 ônibus por dia

O presidente da Câmara Municipal de Teresina foi entrevistado na TV Jornal nesta segunda-feira (16)

Vereador Enzo Samuel | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), afirmou nesta segunda-feira, 16, na TV Jornal, que vai elaborar um plano de segurança para Teresina junto com a Secretaria de Segurança do Estado e a Prefeitura.

Enzo Samuel, presidente da Câmara, em entrevista à TV Jornal nesta segunda-feira (16) 

“Este plano envolve parceria dos Poderes Estaduais e Municipais, a Guarda Civil Municipal e a Câmara vai ser mediadora”, diz, enfatizando que acredita no trabalho do secretário Chico Lucas, que já aumentou o número de blitzen e operações policiais e vai trabalhar na questão da polícia comunitária.

Segundo Enzo, a segurança pública é uma reivindicação da população e acredita que essa temática será abordada nas audiências públicas que a Câmara Municipal vai retomar no final de maio e início de junho.

“Nas audiências públicas vamos ouvir as reivindicações da população, levar autoridades e encaminhar as demandas para os órgãos responsáveis para que haja resolutividade”, explica.

Na entrevista, o vereador disse que desde que assumiu a presidência da Câmara tem recebido a visita de inúmeras lideranças como o deputado Georgiano Neto, o vice-governador Themístocles Sampaio e nesta segunda, do empresário João Vicente Claudino. “São visitas de cortesia”, disse, negando qualquer decisão sobre mudança de partido.

Questionado sobre disputar o Palácio da Cidade, Enzo Samuel declarou que está cedo para pensar o pleito de 2024 e garantiu que eleição natural é a reeleição para vereador, que já é uma disputa difícil. 

O vereador falou ainda dos problemas de Teresina e declarou que trabalha em parceria com o Executivo Municipal. “A intenção de todos que fazem a Câmara é olhar para Teresina, buscar resolutividade para os problemas da cidade”, disse, citando que é público e notório o transporte público precisa melhorar para ser mais eficiente e qualitativamente.

Transporte coletivo

Segundo ele, a frota estimada em 200 ônibus por dia não atende a demanda de Teresina, que precisa de 400 ônibus por dia. A quantidade de ônibus é determinada pela STRANS e a quantidade ideal de coletivos não ocorre pois existe grande debate a cerca dos valores de débitos contratuais entre Prefeitura e Setut.

“No entanto, a população não quer saber de quem é a culpa, ela quer um serviço de qualidade e para isso temos que trabalhar”, disse o vereador.

Ao falar do projeto de gratuidade proposta pelo Executivo Municipal, o vereador diz que cada ônibus tem um custo aproximado de R$ 10 milhões mensais com 200 ônibus e para chegar à frota ideal de 400 ônibus seriam R$ 20 milhões.

Os vereadores, segundo Enzo, não são contra projetos que beneficiam a população, no entanto, é preciso garantir a fonte de recurso. Portanto, se a Prefeitura Municipal de Teresina mostrar de onde vem o recurso, a Câmara não vai se opor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES