Dilma parabeniza Roberto Azevêdo por escolha na OMC

Ela afirma que a escolha do brasileiro “não é uma vitória do Brasil, nem de um grupo de países, mas da Organização Mundial do Comércio”.

Roberto Azevêdo venceu mexicano e será diretor-geral da OMC | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff manifestou nesta terça-feira sua satisfação com a vitória do embaixador Roberto Azevêdo para o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Para a presidente, a "experiência e compromisso" do brasileiro podem conduzir a OMC a "na direção de um ordenamento econômico mundial mais dinâmico e justo". Dilma já telefonou para Azevêdo e o felicitou pela vitória. Em nota, ela afirma que a escolha do brasileiro "não é uma vitória do Brasil, nem de um grupo de países, mas da Organização Mundial do Comércio".

"Ao apresentar o nome do embaixador Azevêdo para esta alta função, o Brasil tinha claro que, por sua experiência e compromisso, ele poderia conduzir a Organização na direção de um ordenamento econômico mundial mais dinâmico e justo", afirma um trecho da nota atribuída à presidente da República.

Na avaliação de Dilma, a postura do brasileiro na condução do ordenamento econômico "foi entendida por expressiva maioria". Azevêdo foi submetido a três rodadas de consultas pelos 159 países-membro do bloco. Em entrevista coletiva para comentar o resultado, o ministro das Relações Exteriores avaliou que a dinâmica da escolha não demonstrou uma cisma entre países ricos e pobres. Ele disse Azevêdo recebeu votos de todas as regiões do globo.

A quantidade total de votos recebida pelo brasileiro ainda édesconhecida e o resultado formal só será divulgado amanhã. O governo brasileiro recebeu, no entanto, das autoridades responsáveis pela eleição da OMC que o resultado é "inequívoco".

Eleição na OMC

Nesta terça-feira, Azevêdo bateu o rival mexicano Herminio Blanco e foi eleito para o cargo de diretor-geral do órgão. Ontem, o governo brasileiro já contava com mais de 80 votos - de um universo de 159 - , o mínimo necessário para a vitória.

O brasileiro enfrentou a oposição do bloco europeu, que decidiu votar em conjunto em Blanco. Em contrapartida, contou com apoio dasprincipais economias emergentes formadas pelo grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Uma das frentes da campanha de Azevêdo foi a proposta de retomar as negociações da Rodada Doha para liberalização do comércio. O embaixador Roberto Azevêdo está diretamente envolvido em assuntos econômicos e comerciais há mais de 20 anos. Desde 2008, ele é representante permanente do Brasil junto à OMC.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES