Essequibo: Brasil enviará Amorim para reunião entre Maduro e presidente da Guiana

Chanceler Mauro Vieira comunicou a decisão do governo brasileiro em telefonema a primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas.

Essequibo: Brasil enviará Amorim para reunião entre Maduro e presidente da Guiana | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O representante do Brasil na reunião entre os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, na próxima quinta-feira (14), será Celso Amorim, assessor da presidência da República.

O encontro está programado para ocorrer em São Vicente e Granadinas, na região do Caribe, que atualmente detém a presidência temporária da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Cabe ressaltar que a Celac é encarregada de organizar a reunião em colaboração com a Comunidade do Caribe (Caricom).

No domingo passado (10), a decisão de enviar Celso Amorim como representante do Brasil foi tomada durante uma conversa entre o chanceler Mauro Vieira e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Após a definição do nome de Amorim, Vieira entrou em contato por telefone com o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, confirmando a participação do assessor especial na reunião. Vale destacar que o governo guianês chegou a convidar Lula para participar do encontro como observador.

Amorim viajou a Caracas há cerca de duas semanas, e tem sido o principal articulador na retomada das relações diplomáticas do Brasil com a Venezuela, desde que Lula assumiu seu terceiro mandato. Foi Amorim o responsável pelas conversas para a reabertura da embaixada brasileira no país.

A Venezuela afirma ser a verdadeira proprietária de Essequibo, um trecho de 160 quilômetros quadrados que corresponde a cerca de 70% de toda a Guiana e atravessa seis dos dez estados do país. A realização do referendo reavivou a disputa, de décadas, e o temor de um conflito armado na fronteira com o Brasil.

O presidente guianês confirmou que irá à reunião. O governo venezuelano ainda não havia se manifestado sobre a reunião até a última atualização desta reportagem, mas, nesta manhã, Maduro disse ter debatido a realização de "uma reunião de alto nível nos próximos dias".

Primeiro, Nicolás Maduro disse ser necessário "sentar e conversar" com a Guiana e com a ExxonMobil – petroleira que tem campos na região. Horas depois, o presidente da Guiana disse que não se opõe a dialogar.

As declarações ocorreram após Maduro falar por telefone com Lula. Na ligação, Lula pediu o diálogo entre os dois países sul-americanos e se disse preocupado, em uma intermediação que vinha sendo esperada ao longo da semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES