Esta eleição vai ser pacífica, diz Átila Lira

A afirmação se deu em explicação do abraço entre Wellington Dias e Marcelo Casto

Avalie a matéria:
Esta eleição vai ser pacífica, afirma o secretário | Denison Duarte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário estadual de Educação, Átila Lira, foi entrevistado no quadro ?Os bastidores da política? do Jornal Agora, nesta sexta-feira, 31. Empolgado, ele chamou de ?momento maior? o instante atual em que o piauiense comemora o reajuste salarial para os professores da rede.

?Em outubro de 2013, o governador disse às regionais de Educação e sindicatos que, em janeiro, qualquer que fosse o reajuste salarial o estado adotaria imediatamente. Nós já vamos ter o salário de janeiro com o novo piso salarial, portanto, para fevereiro, os contracheques já foram elaborados com o reajuste, conforme a nova Lei que estabelece em 8,33%?, afirmou o secretário.

Ele reconhece o cenário de dificuldades que se instalou desde o início da gestão de Wilson Martins (PSB). ?Desde o início do governo nós tivemos muita dificuldade em cumprir a Lei. Tivemos greve, mas estamos completando a administração do governador com avanços substanciais, sobretudo na questão dos professores.?

Questionado acerca de um déficit de cinco mil professores na Rede Estadual de Ensino, Átila Lira afirmou que o governo já prepara um novo concurso público. ?Faremos novo concurso público e a revisão do plano de carreira. Eu quero tranquilizar a todos, dizendo que o governo do estado já tem contratado cinco mil professores substitutos do ano passado, pois o governador prorrogou todos os contratos. Não há falta de professores, o que nós temos é adequação de lotação em caso de escolas que tem mais ou menos matrículas, aí, faz-se o remanejo?.

Uma revisão orçamentária, segundo o secretário, está prevista ainda para 2014 com o dinheiro que poderá vir do petróleo para 30% gastos com a Educação. ?Saímos dos 27% para 30% melhorando salário e formação de professor, além das instalações físicas, que são antigas e precárias?.

Encerrando a entrevista, Átila Lira, assegura que a história de que Silvio Mendes poderá ser o candidato ao governo do estado não procede. ?Nós já estamos todos encaminhados. Nós fizemos uma conjunção de partidos maiores (PMDB, PSB E PSDB) e convergimos nesse sentido. O Silvio está convicto e Marcelo está embalado. Portanto, vamos trabalhar para que esse conjunto dê certo?.

Quanto ao abraço de Wellington Dias (PT) em Marcelo Castro (PMDB), o secretário garante que nada há de interesse. ?Esta eleição vai ser pacífica. Eles são amigos cordiais, trabalharam juntos. Portanto, eu não vejo dificuldade?, encerra

CONFIRA A ENTREVISTA FEITA PELO JORNALISTA SILAS FREIRE E PELO ANALISTA POLÍTICO LEAL JÚNIOR



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES