Estado do Piauí ajuíza Ação Cautelar no STF para não virar inadimplente

O Estado ajuizou uma Ação Cautelar (AC 2893) no Supremo Tribunal Federal (STF).

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado do Piauí ajuizou uma Ação Cautelar (AC 2893) no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a inscrição no cadastro de inadimplentes do governo federal. A inscrição no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) decorre de convênio firmado pelo Estado há 11 anos com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para ?alfabetização e capacitação de jovens e adultos em convivência com o semiárido do Estado do Piauí?.

A Sudene liberou os recursos previstos no contrato de repasse em 23 de novembro de 2000, mas consta na ação que a ex-administração estadual realizou a execução física e financeira das obras, com pagamento de despesas, fora do prazo de vigência do convênio. A Procuradoria do Estado salienta que a suspensão da inadimplência somente ocorrer em casos em que os gestores faltosos não se encontram mais à frente da administração pública do órgão convenente e quando ocorre a instauração de Tomada de Contas Especial contra eles, mas esta circunstância ainda não ocorreu.

?Jamais foi instaurada a Tomada de Contas Especial pelo órgão concedente dos convênios, fazendo com que o Estado do Piauí passasse a sofrer as graves consequências das mazelas administrativas realizadas por governos anteriores, tias como inscrições no Siafi e conseqüente suspensão do recebimento das transferências voluntárias da União?, enfatizou. O relator da ação é o ministro Celso de Mello.

A ação pede que seja concedida liminar determinando à União que se abstenha de promover inscrições do Estado do Piauí em cadastros de inadimplência e proceda a baixa no Siafi, caso a inscrição já tenha ocorrido.

*Confira matéria completa no Jornal Meio Norte de Hoje (06/6/2011)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES