Estado mantém equilíbrio mesmo pagando contas da gestão passada

Franzé destaca que a atual gestão foi obrigada a assumir despesas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar da crise econômico-financeira que o país enfrenta, o Piauí é um dos 10 estados que não ultrapassou o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com o pagamento dos salários de servidores do Estado. Para manter este equilíbrio, o Governo vem tomando medidas a fim de reduzir as despesas e aumentar a receita do Estado, como a implantação do Programa Nota Piauiense e a repartição dos recursos do comércio eletrônico.

De acordo com o secretário da Administração, Franzé Silva, mesmo com um estoque de problemas financeiros, o Piauí tem conseguido equilibrar suas contas, mantendo a qualidade dos serviços essenciais à população e cumprindo o calendário de pagamento aos servidores estaduais. O secretário declarou que, no aspecto do gasto com pessoal, o Estado teve que negociar leis aprovadas no ano de 2014 e que o governo passado não deixou recursos financeiros em caixa para que fossem implementadas.

Franzé destaca que a atual gestão foi obrigada a assumir despesas do governo anterior. “Estamos regularizando o custeio de cerca de seis meses relativos à gestão anterior. Sem o pagamento destas dívidas, feito desde o início do governo Wellington Dias, a máquina pública não voltaria a funcionar”, explicou o secretário, que reforçou a necessidade de manter um controle rígido das despesas e continuar trabalhando com prudência.

O gestor lembra  ainda que no final de 2014 os veículos da Polícia Militar (PM) e carros de ambulância da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) chegaram a parar no meio da rua por falta de combustível e que o ano letivo foi encerrado sem cumprir a carga horária por falta de merenda e material escolar. Franzé afirmou que a Secretaria da Administração e Previdência Social (Seadprev), realizou o pagamento servidores terceirizados, de combustível, locação de veículos, material de expediente, medicamentos, além de material bélico e escolar.

Superávit Primário do Piauí será maior do que o da União e Despesas Consolidadas reduziram quase pela metade

Durante a audiência de prestação de contas da gestão no segundo quadrimestre de 2015, aos parlamentares da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles anunciou uma boa notícia: que o superávit primário do Piauí será, proporcionalmente, maior que o da União. "É uma notícia positiva. Crescemos 134% em relação ao mesmo período do ano passado. Já atingimos 60% da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano passado", comemora.

Além disso, a Dívida Consolidada do Piauí caiu 45,34%. Isso demonstra que o Estado está diminuindo o seu nível de endividamento e tem capacidade para contrair novos empréstimos para realizar novos investimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES