Estados começam a receber vacina da influenza, diz ministra

Medida representa uma antecipação significativa, já que a vacinação contra a gripe, que geralmente ocorre em maio, foi programada para março.

Ministra Nísia Trindade | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou, nesta terça-feira, 6, que as vacinas contra a influenza já estão sendo distribuídas em todos os estados do Brasil. Esta medida representa uma antecipação significativa, já que a vacinação contra a gripe, que geralmente ocorre em maio, foi programada para março.

Porque foi antecipado?

Trindade enfatizou os desafios enfrentados devido ao aumento dos casos de dengue, bem como da síndrome respiratória aguda grave por influenza e COVID-19. Ela destacou a importância dessa antecipação para lidar com essas questões de saúde pública.

A distribuição das vacinas foi possível graças aos esforços conjuntos do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)que contribuíram para a antecipação da entrega das doses. Trindade informou que as vacinas já começaram a ser enviadas aos estados e que uma nota técnica será divulgada em breve, delineando os grupos prioritários para a vacinação. Não houve alteração em relação aos grupos prioritários do ano anterior.

Quando começa nos municípios?

Os municípios vão determinar a data para o início da vacinação, conforme as doses chegam às capitais estaduais. A distribuição para os estados começou na segunda-feira, 4, e a vacinação nas cidades costuma começar em até dois dias após a chegada das doses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES