Estados fizeram sua parte para conter aumento de combustível, diz Dias

Wellington Dias diz que todos os problemas foram colocados para os governadores.

Wellington Dias | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-governador e pré-candidato ao Senado, Wellington Dias, disse nesta sexta-feira, 10, em entrevista ao Jornal do Partido dos Trabalhadores, que o atual presidente ainda em campanha eleitoral denominou o ministro Paulo Guedes como Posto Ipiranga. O problema, segundo Dias, é que Paulo Guedes foi enfraquecido e o fato demonstrou não ser possível governar um País complexo e com a dimensão do Brasil com uma pessoa só.

"Agora, no sentido inverso, os governadores viraram o Posto Ipiranga do Governo, na medida em que todos os problemas são colocados como culpa de governadores e prefeitos", disse.

Wellington Dias lembrou ainda que na primeira greve dos caminhoneiros, foi retirada a CIDE dos Combustíveis (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico relativa às atividades de importação e comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível), e o preço dos combustíveis não parou de aumentar.

ICMS congelado

Na entrevista, Wellington Dias comenta que os governadores congelaram o ICMS desde novembro do ano passado, o estado arrecada o mesmo valor por litro de gasolina. No Piauí, o ICMS é cobrado sobre o valor de R$ 6,49. Desta forma, os estados estão contribuindo muito com a cobrança sobre o preço congelado, deixando toda a diferença como margem de lucro às empresas do setor, principalmente para a Petrobras.

Wellington Dias diz que os estados fizeram sua parte para conter aumento (Divulgação)

Segundo Dias, o problema dos constantes aumentos não é ICMS e CIDE. O ex-governador demonstrou o lucro da Petrobras de R$ 44 bilhões de janeiro a março deste ano e ressaltou que esse lucro foi arrancado do bolso de quem abastece a sua moto, o veículo, o trator que trabalha na agricultura familiar. 

O ex-governador destacou a necessidade de discutir e fazer a reforma tributária. "Nossa proposta é reduzir a tributação sobre o consumo da energia, do remédio, da alimentação e de um conjunto de serviços importantes para população. Para Dias, quem está ganhando com o lucro exorbitante da Petrobras é a União.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES