Estrela petista desaparece de placas e santinhos em campanha

Para marqueteiros de campanhas petistas no Rio, o cuidado no uso de símbolos do PT remete a uma preocupação com o eleitor

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Símbolo maior do PT, a estrela vermelha anda sumida do material de propaganda política na maior parte das cidades fluminenses onde há candidato petista a prefeito. E, quando ela é usada, aparece tímida. A cor vermelha, outra marca da legenda, também foi preterida em santinhos, placas e deixou de reinar sozinha nos sites de candidatos. Em seu lugar, o branco, o azul e o laranja dão o tom da campanha.

Em São Paulo não é muito diferente. Na capital paulista, o laranja é mais visto que o vermelho. Segundo membros da campanha, para mostrar que o candidato traz mudança.

Para marqueteiros de campanhas petistas no Rio, o cuidado no uso de símbolos do PT remete a uma preocupação com o eleitor, que pode relacionar candidatos e sigla ao julgamento do mensalão.

Candidato a prefeito de Niterói, na região metropolitana, o ex-secretário estadual de Assistência Social Rodrigo Neves trocou o vermelho pelo fundo branco em placas, adesivos e santinhos. A estrela desapareceu das ruas, sob alegação de que sua coligação é extensa. Em Paraty, o material de campanha do candidato a prefeito Carlos Miranda, o Casé, usa a cor laranja, sem estrela.

Já o deputado estadual e candidato petista a prefeito de Teresópolis, na Região Serrana, Nilton Salomão, evitou o vermelho no alto de seu site de campanha, ao contrário de sua página de parlamentar. O fundo tem cores da bandeira nacional.

Em Japeri, na Baixada Fluminense, o deputado estadual e candidato petista a prefeito André Ceciliano investiu no azul. Ainda na Baixada, o candidato do PT a prefeito de Mesquita, André Taffarel, usa a estrela do partido em seu site apenas no pé da página.

De acordo com o presidente regional do PT , Jorge Florêncio, cada candidato tem a liberdade para criar seu material de campanha. No entanto, recomenda-se que sejam usadas a estrela e a cor vermelha. Florêncio descarta qualquer relação da retirada de símbolos do PT com o julgamento do mensalão em curso no Supremo Tribunal Federal.

Em São Paulo, partido opta pelo ?laranja amanhecer?

Em São Paulo, o PT não chegou a abandonar de vez o vermelho na campanha eleitoral deste ano, mas adotou o laranja como cor predominante nas bandeiras e folhetos do candidato Fernando Haddad. A estratégia é remeter a imagem do ex-ministro petista, cujo slogan é ?o homem novo para um tempo novo?, ao amanhecer, segundo a campanha, aos conceitos de novidade e mudança. O esforço dos petistas é diferenciar a candidatura de Haddad a de José Serra, candidato do PSDB, que já foi prefeito e governador de São Paulo.O laranja será usado também na propaganda eleitoral televisiva, em cenários de estúdios e artes visuais. O candidato do PT tem feito, inclusive, gravações externas durante o início da manhã, para captar imagens de fundo do amanhecer. A cor também é associada, na linguagem semiótica, à juventude e à dinâmica. Novato em campanhas eleitorais, Fernando Haddad é 21 anos mais novo que seu principal adversário do PSDB.

? Nós não abandonamos o vermelho. Essa cor amarelo-alaranjada, usada em alguns materiais de campanha, indica a novidade, a esperança, sugere o novo ? explica o vereador José Américo, membro do conselho de campanha.

Entre o branco e o vermelho

Ao contrário do que acontece no Rio e em São Paulo, em Recife o vermelho e a estrela foram mantidos. A cor ainda caracteriza as roupas não só de candidatos (vice e vereadores), mas também da militância. Apenas o Senador Humberto Costa (PT-PE), candidato a prefeito, deixou de vestir o vermelho e usa camisas brancas. Ele nega que a opção tenha a ver com algum temor em relação ao mensalão.

? Sempre usei o vermelho. O problema é que todo mundo está usando e eu preferi mudar para dar destaque ao candidato. Se saio do mesmo jeito da militância, ninguém me vê no meio da multidão, durante as caminhadas. O branco, que é diferente, é que dá o destaque. Mas a militância não gosta disso não. Cobra a cor vermelha, reclama, diz que estou vacilando, afirma o petista.

Com vantagem nas pesquisas de opinião ? 40% das intenções de voto no Ibope e 35% por cento no Datafolha ?, Humberto Costa diz não ver motivo para introduzir mudanças na programação visual de sua campanha:

? Acho importante ratificar cor e símbolo do partido, que é muito forte em Recife. Então, ao invés de omitir, vamos carregar nos símbolos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES