EUA negam extradição de Allan dos Santos e têm reunião tensa com governo Lula

EUA comunicou ao Brasil que delitos cometidos pelo bolsonarista Allan dos Santos são considerados crimes de opinião.

Allan dos Santos é investigado por suposta participação em uma milícia digital | Roque de Sá/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo dos Estados Unidos informou ao Brasil que não pode extraditar o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos por delitos considerados crimes de opinião, protegidos pela liberdade de expressão. No entanto, estão dispostos a continuar o processo por outros crimes, mas o caso está parado no gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

EUA FAZEM QUESTIONAMENTOS - Após um ofício enviado ao governo Lula, houve uma reunião marcada por momentos tensos com autoridades americanas. O documento enviado não rejeita explicitamente o pedido de extradição, mas os EUA questionam sobre crimes como lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O processo está estagnado desde então, sem novas informações do Supremo para dar seguimento ao processo de extradição. Há a suspeita de que Allan tenha solicitado refúgio nos EUA, o que impediria sua extradição e deportação.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO - Os EUA justificaram que os crimes pelos quais Allan é acusado não são tipificados em sua legislação e estão protegidos pela liberdade de expressão. Houve tensão durante uma reunião, onde autoridades brasileiras mostraram vídeos das declarações de Allan, enquanto representantes americanos minimizaram as ações como meras palavras.

O advogado de Allan criticou a falta de acesso aos autos do processo e alegou ilegalidades por parte de Moraes. Allan, considerado foragido pela Justiça brasileira, está nos EUA desde o início das investigações.

O pedido de extradição foi enviado aos EUA em 2021, mas até o momento não houve retorno. Allan é investigado por suposta participação em uma milícia digital que ataca as instituições democráticas.

Com informações da Folha



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES