EUA vão cooperar com investigação brasileira sobre a ditadura militar

A oferta foi feita pelo vice-presidente americano, Joe Biden, à presidente Dilma Rousseff na manhã desta terça-feira.

Avalie a matéria:
|

O governo dos Estados Unidos anunciou que vai tirar o status de confidencialidade sobre documentos que possam ajudar as investigações brasileiras sobre violações de direitos humanos durante a ditadura militar. A oferta foi feita pelo vice-presidente americano, Joe Biden, à presidente Dilma Rousseff na manhã desta terça-feira.

?Os EUA está iniciando um projeto especial para desclassificar e compartilhar com a Comissão Nacional da Verdade documentos sobre a ditadura no Brasil?, informou Biden, em declaração à imprensa.

A Comissão Nacional da Verdade foi instalada em 2012 pela presidente Dilma Rousseff e tem a missão de investigar crimes contra direitos humanos entre os anos de 1946 e 1988, período que compreende os chamados ?Anos de Chumbo?. O relatório final é esperado para ser entregue em dezembro deste ano.

"Espero que olhando documentos do passado, possamos focar na imensa promessa do futuro", declarou o vice-presidente americano.

O anúncio de oferta de documentos americanos ocorre menos de uma semana depois de Brasil e Chile terem assinado documento de cooperação para compartilhamento de informação sobre as ditaturas dos dois países.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES