Eulália Pinheiro se despede do TJPI em sessão marcada por homenagens

Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo de desembargadora do TJ-PI, bem como a presidência da Corte estadual.

Eulália Pinheiro se aposenta no Judiciário do Piauí | CCOM/TJPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A desembargadora Eulalia Pinheiro encerrou sua última sessão plenária no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) hoje (7), após ser homenageada pelo desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, em reconhecimento a sua aposentadoria, que ocorre nesta terça-feira (8).

Eulália Pinheiro é uma figura pioneira no cenário da magistratura estadual piauiense. Em 25 de julho de 1978, ela se tornou a primeira mulher a ingressar nessa carreira em seu estado natal. Além disso, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de desembargadora do TJ-PI, bem como a presidência da Corte estadual e do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TRE-PI).

Leia Mais

Ao longo de sua carreira, a magistrada passou por várias comarcas, atuando como juíza auxiliar em Floriano e titular em Canto do Buriti, Barras, Parnaíba e Teresina, onde trabalhou na 5ª Vara Criminal. Em 1994, foi convocada para atuar como juíza na Câmara Especializada Criminal e na Câmara Especializada Cível do TJ-PI e, desde 30 de março de 2003, ocupa o cargo de desembargadora.

Durante seu pronunciamento em plenário, a desembargadora relembrou sua determinação em seguir a carreira jurídica, mesmo enfrentando preconceitos. Ela afirmou que sua vontade de ser juíza no Piauí era inabalável, mesmo quando informada de que o então presidente do Tribunal era contrário à presença de mulheres na magistratura. Sua trajetória comprovou seu pioneirismo e competência.

A desembargadora destacou a importância de sua família em sua vida, agradecendo especialmente a seus filhos e netas. Ela enfatizou sua dedicação incansável ao trabalho, buscando sempre cumprir os deveres do cargo em prol da justiça de forma imparcial.

Eulalia Pinheiro frisou que, ao se tornar a primeira juíza do Piauí, talvez não tenha percebido plenamente a dimensão de seu feito, mas ao assumir o cargo de desembargadora, tinha consciência do pioneirismo que representava para as mulheres. Ela expressou acreditar que a sociedade está avançando na ocupação de espaços de poder por mulheres competentes e afirmou que seu exemplo pode inspirar outras a seguir o mesmo caminho.

Eulália Pinheiro se aposenta do TJ PI (Foto: Ascom TJ Piauí)

Durante a sessão, a desembargadora foi homenageada por colegas, autoridades e servidores. A magistrada Haydee Ferreira, amiga de longa data, enalteceu a ética e o profissionalismo que sempre marcaram a atuação de Eulalia. O servidor Roberto Fortes destacou a independência e autenticidade da desembargadora, enquanto o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, enviou suas congratulações pelo legado deixado por ela na magistratura.

O desembargador Joaquim Santana, colega de Eulalia Pinheiro na 2ª Câmara Criminal do TJ-PI, elogiou suas qualidades como magistrada, e o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, agradeceu a desembargadora por sua correção, conduta ilibada e companheirismo ao longo de 45 anos de serviço ao Judiciário brasileiro e ao povo do Piauí.

Com sua aposentadoria, Eulalia Pinheiro deixa um legado marcado pelo pioneirismo e competência, inspirando outras mulheres a ocuparem posições de destaque na magistratura e em outras esferas de poder.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES