Evo Morales assina lei para Brasil construir estrada na Bolívia

Morales agradeceu o apoio recebido nas eleições gerais de dezembro passado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Bolívia, Evo Morales, promulgou hoje a lei que aprova o acordo assinado com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prevê que o Brasil vai financiar com US$ 332 milhões uma estrada entre as regiões bolivianas de Cochabamba (centro) e Beni (nordeste).

O líder fez a promulgação em Cochabamba, aproveitando a visita a La Paz do assessor de Assuntos Internacionais de Lula, Marco Aurélio Garcia, que se reuniu com autoridades bolivianas para discutir temas energéticos, comerciais, sociais, de mineração e segurança.

Morales destacou que a aprovação da norma demorou na Câmara de Senadores, anteriormente dominada pela oposição.

"Teve que ser constituído outro Congresso Nacional para que se pudesse aprovar este contrato e garantir os US$ 322 milhões", disse o líder, que felicitou os atuais parlamentares por sua rapidez na aprovação.

Morales agradeceu o apoio recebido nas eleições gerais de dezembro passado, nas quais não só foi reeleito com 64,2% dos votos, mas, além disso, seu partido, o Movimento Ao Socialismo (MAS), obteve a maioria qualificada de dois terços nas duas câmaras da Assembleia Legislativa Plurinacional.

O convênio entre Bolívia e Brasil foi assinado em agosto de 2009, durante uma visita de Lula à localidade de Villa Tunari, em Cochabamba.

O projeto viário que o Brasil vai financiar compreende a construção de uma estrada que conectará esta localidade com Santo Inácio de Moxos, em Beni.

A infraestrutura fará parte, no futuro, do "corredor bioceânico", que, segundo o projeto, vai conectar o porto de Santos com o de Iquique (no Chile), no Oceano Pacífico.

A construção da estrada está a cargo da construtora brasileira OAS Ltda., que terá três anos e meio para concluir o projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES