Ex-Abin, Alexandre Ramagem é alvo de buscas em operação contra espionagem

Suposto esquema espionava GPS de celulares de autoridades e cidadãos comuns sem aval da Justiça

Ex-Abin, Alexandre Ramagem é alvo de buscas em operação contra espionagem | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Federal realizou buscas em diversos endereços associados a suspeitos envolvidos em um esquema ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que consistia na vigilância não autorizada de autoridades e cidadãos por meio de ferramentas de geolocalização em dispositivos móveis, como celulares e tablets. 

Entre os alvos das investigações, segundo apurou a GloboNews, está o ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem, que teria liderado a agência durante o governo Jair Bolsonaro. As buscas incluem o gabinete de Ramagem e seu apartamento funcional na Câmara dos Deputados. 

A operação, denominada "Vigilância Aproximada", é um desdobramento da investigação iniciada em outubro de 2023, conhecida como operação "Primeira Milha", que apura o suposto uso criminoso da ferramenta "FirstMile". 

Esta tecnologia de espionagem, desenvolvida pela empresa israelense Cognyte (ex-Verint), foi adquirida pelo governo e utilizada para monitorar ilegalmente a localização de diversos indivíduos, incluindo servidores públicos, políticos, policiais, advogados, jornalistas e até juízes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES