Ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques se queixa de 'tortura psicológica'

Além disso, Silvinei sustenta que sua alimentação está inadequada, pois enfrenta fome devido à sua intolerância ao glúten.

Ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques se queixa de 'tortura psicológica' | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, afirma estar sujeito a um estado de "tortura psicológica" no Complexo Penitenciário da Papuda, onde encontra-se detido desde a semana passada. Ele é alvo de uma investigação ligada a uma operação que apura interferências no segundo turno das eleições de 2022.

De acordo com informações de indivíduos próximos e alegações feitas por sua defesa, Silvinei expõe preocupações quanto à sua integridade física devido à convivência com outros detentos comuns no local. Ele também ressalta que enfrenta dificuldades para dormir devido ao excesso de ruídos na prisão, agravando problemas de saúde relacionados a suas defesas imunológicas comprometidas.

Além disso, Silvinei sustenta que sua alimentação está inadequada, pois enfrenta fome devido à sua intolerância ao glúten, afirmando que a concessão de uma dieta especial lhe tem sido negada.

Em comunicado oficial, a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) respondeu afirmando que Silvinei Vasques encontra-se em isolamento, segregado dos demais detentos. Em relação à questão alimentar, a secretaria informou que o ex-diretor-geral passou por uma avaliação médica de triagem, onde foram verificadas as restrições alimentares do detido recém-ingressado.

A equipe jurídica que representa o ex-diretor geral da PRF também avalia que a legislação que abrange os servidores policiais federais assegura o direito a um regime de prisão especial. Em virtude das diversas alegações apresentadas, a defesa formalizou uma solicitação para que ele seja transferido do Complexo Penitenciário da Papuda para o 19º Batalhão da Polícia do Distrito Federal, onde detentos militares são mantidos temporariamente sob custódia.

No momento, o pedido de transferência do ex-diretor da Papuda está aguardando análise na Vara de Execuções Penais de Brasília.

O que diz a Seape

"Como todo custodiado que ingressa no Sistema penitenciário do DF, S.V. foi submetido a avaliação médica pela equipe de saúde da unidade penal no dia 11/08/2023. Nesta triagem, entre outros indicadores de saúde, há a checagem de restrições alimentares do recém ingresso. Estes indicadores são encaminhados imediatamente às empresas fornecedoras de alimentos para que a equipe de nutricionistas atendam as recomendações médicas e adequem as dietas de cada indivíduo.

São ofertadas a todos os reeducandos 04 refeições diárias, conforme especificações abaixo:

- Café da manhã: pão com manteiga ou margarina e um achocolatado.

- Almoço: 650 gramas, sendo 150g de proteína, 150g de guarnição, 150g Feijão (90g de grão e 60g de caldo) e 200g de arroz. Os custodiados ainda recebem um suco de caixinha.

- Jantar: 650 gramas, sendo 150g de proteína, 150g de guarnição, 150g Feijão (90g de grão e 60g de caldo) e 200g de arroz.

- Ceia: sanduíche e uma fruta.

A Secretaria de Administração Penitenciária informa que o custodiado em questão permanece separado de outros reeducandos. Todas as denúncias relacionadas ao sistema penitenciário são criteriosamente apuradas e, havendo qualquer indício de materialidade, punições administrativas são aplicadas sem o prejuízo das sanções criminais aplicáveis ao caso."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES