Ex-ministro do GSI Gonçalves Dias será ouvido hoje na PF

General Gonçalves Dias pediu afastamento do GSI após divulgação de vídeo do dia 8 de janeiro

General Gonçalves Dias será ouvido pela PF nesta sexta-feira 21 | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cumprindo determinação do ministro Alexandre de Moraes, que determinou que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) fosse ouvido em até 48 horas pela Polícia Federal (PF), o general Gonçalves Dias deve comparecer hoje, 21, à sede da instituição em Brasília para participar de uma oitiva sobre o dia 8 de janeiro.

O general pediu afastamento do cargo no GSI após a divulgação de um vídeo editado do circuito interno de câmeras do palácio do Planalto mostrarem a sua presença no local, a partir das 16:30 da tarde, quando ainda havia a presença de extremistas que depredaram as sedes dos três poderes no local.

A oitiva determinada pelo ministro Alexandre de Moraes é justamente para que o general esclareça as circunstâncias mostradas no vídeo e identifique os agentes do GSI que aparecem nas filmagens interagindo com os extremistas, cumprimentando-os e servindo-lhes água.

O ministro Alexandre de Moraes escreveu em sua determinação que, "A imprensa veiculou gravíssimas imagens que indicam a atuação incompetente das autoridades responsáveis pela segurança interna do Palácio do Planalto, inclusive com a ilícita e conivente omissão de diversos agentes do GSI”. Solicitando inclusive que os demais agentes da instituição, que apareciam na filmagem com o rosto borrado, fossem devidamente identificados.

O ministro interino do GSI, que foi nomeado após pedido de afastamento de Gonçalves Dias, Ricardo Capelli informou que está trabalhando para levantar todas as informações a respeito da atuação dos agentes do GSI em relação aos atos do dia 8 de janeiro e que esse levantamento será repassado para o STF.

"A gente recebeu solicitação do ministro Alexandre de Moraes e vai cumprir, vai fazer a identificação e cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal", afirmou. Capelli pontuou ainda que todas as informações coletadas serão repassadas ao presidente Lula, após seu retorno de Portugal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES