Ex-número 2 de Torres foi avisado dos atos antidemocráticos do 8/1, diz PF

Ofício da PF mostra que ex-secretário-executivo de Segurança do DF foi avisado sobre atos e demostra possível omissão.

Documento expõe omissão de ex-secretário-executivo | Rinaldo Morelli /CLDF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Documento oficial da Polícia Federal expôs indiretamente uma possível omissão do ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Fernando de Sousa Oliveira, durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa (CLDF). O documento revelou que Oliveira teria preferido manter a Esplanada dos Ministérios aberta durante os atos de 8 de janeiro, contrariando uma recomendação da PF.

O ofício foi redigido pela Diretoria de Inteligência da Polícia Federal em resposta aos esclarecimentos solicitados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do dia 8 de janeiro. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que a corporação solicitou uma reunião de urgência com a SSP-DF em 7 de janeiro para informar que havia identificado a mobilização de pessoas rumo a Brasília.

Na reunião estavam presentes a subsecretária de operações, coronel Cíntia Queiroz, e Fernando Oliveira, que atuava como secretário interino na ausência de TorresAndrei expressou a preocupação da PF, pois o movimento golpista pretendia "ocupar a Esplanada dos Ministérios e contestar o resultado das urnas eleitorais". Como solução, o diretor-geral solicitou medidas como o isolamento da Esplanada.

No entanto, a resposta da SSP-DF foi contrária à sugestão da PF, afirmando que se tratava de uma "simples manifestação pacífica" e que não era necessário fechar a Esplanada. Diante da recusa, Andrei redigiu um rascunho de ofício que foi encaminhado ao ministro da Justiça, Flávio Dino, descrevendo a situação crítica e os possíveis desdobramentos. O documento foi despachado no mesmo dia para o governador Ibaneis Rocha.

De acordo com o Protocolo de Ações Integradas (PAI) elaborado em 6 de janeiro, veículos e caminhões não deveriam ter acesso à Esplanada, e os manifestantes não deveriam chegar à Praça dos Três Poderes. O documento estabelecia que, caso houvesse a presença de manifestantes, a Esplanada dos Ministérios poderia ser fechada por meio de acionamento da SSP. No entanto, nos atos de 8 de janeiro, a Esplanada permaneceu aberta aos manifestantes, e as tentativas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) de bloquear o acesso foram facilmente obstruídas pelos apoiadores do governo.

Um memorando entregue à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos revelou que Fernando Oliveira detalhou os acontecimentos antes e depois do dia 8 de janeiro, omitindo a sugestão da PF de fechar a Esplanada. No documento, a defesa do ex-secretário-executivo afirma que Fernando teve reuniões com integrantes do Ministério da Justiça, ao qual a PF é subordinada, mas não esclarece a natureza desses encontros.

“Durante o sábado e domingo, dias 7 e 8 de janeiro, diligenciou de forma ativa, ora por meio de reuniões com integrantes do Ministério da Justiça e SSPDF, ora se reportando sobre o andamento da operação ao governador Ibaneis Rocha e ao ex-secretário Anderson Torres, e solicitando as forças policiais nos grupos de inteligência a real situação da execução do plano operacional”, cita o documento.

Em 25 páginas, representantes do ex-secretário revelaram informações e diálogos, por WhatsApp do número 2 da Segunrança do DF, momentos antes e após os atos antidemocráticos de 8 de agosto. Documento esclarece que Fernando ficou sabendo que Anderson Torres iria para os EUA no dia 5 de janeiro. No documento enviado à CPI, os advogados de Oliveira, que também é delegado federal, dizem ele não era secretário titular da pasta no dia 8, destinando, assim, a responsabilidade da falta de comando da SSP a Anderson Torres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES