Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, revela que está com tumor no esôfago

Mujica disse hoje (29) que o órgão está “muito comprometido”. Ele não contou se o tumor é benigno ou maligno, mas afirmou que uma doença autoimune dificulta o tratamento.

Avalie a matéria:
Pepe Mujica | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, de 88 anos, anunciou nesta segunda-feira (29) que está com um tumor no esôfago. Segundo o pronunciamento de Mujica, o órgão está "muito comprometido".

PRONUNCIAMENTO - O uruguaio não deixou claro se o tumor é benigno ou maligno. "Tenho que informar a vocês que, na última sexta-feira, ao fazer um check-up, descobriu-se que tenho um tumor no esôfago, que é algo muito comprometido", disse Mujica.

DIFICULDADE NO TRATAMENTO - Segundo o ex-presidente do Uruguai, ele já enfrenta severos problemas de saúde e o tratamento seria complicado. "Duplamente complexo, porque eu já sofro de uma doença imunológica há mais de 20 anos que afetou, entre outras coisas, meus rins, o que cria dificuldades óbvias para técnicas de quimioterapia e uma cirurgia", explicou o Mujica.

VAI CONTINUAR "MILITANDO" - Ele também afirmou que, "enquanto puder", vai seguir "militando com os companheiros, fiel à minha maneira de pensar e entretido com as minhas verduras e as minhas galinhas", em referência à vida que leva como agricultor após deixar a carreira política.

LULA LAMENTOU - Companheiro de longa data de Mujica, o presidente Lula lamentou a notícia e desejou força ao uruguaio: "Ao irmão Mujica, minha admiração e solidariedade. Você é um farol na luta por um mundo melhor. Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos momentos difíceis. Muito carinho e força, meus e de Janja, para você e Lucía (esposa de Mujica)", disse em publicação no X (antigo Twitter).

MANDATOS NO URUGUAI - Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015, quando passou o cargo para Tabaré Vázquez, seu correligionário. Desde então, ele foi eleito duas vezes para o Senado, mas deixou o cargo definitivamente em 2020. Na época, ele afirmou que a pandemia da Covid-19 influenciou diretamente a sua decisão.

MILITANTE HISTÓRICO NO PAÍS - Antes de ingressar na política institucional, ele integrou o Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, atuando em operações de guerrilha contra a ditadura que governava o país. Por sua atuação como guerrilheiro, Mujica foi detido diversas vezes e torturado. Ao todo, ele passou quase 15 anos da sua vida na prisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES