Ex-presidente Lula afirma não crer na existência do mensalão

Ex-presidente fala do escândalo de seu governo em entrevista ao jornal americano ‘The New York Times’

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em entrevista publicada ontem no jornal americano ?The New York Times?: ?Eu não acredito que o Mensalão existiu.? Mas, falando sobre o julgamento dos réus envolvidos no escândalo de seu governo, Lula afirmou que vai respeitar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e admitiu: ?Se alguém for considerado culpado deve ser punido, e se alguém for considerado inocente deve ser absolvido?.

Segundo a reportagem, Lula explicou que seu governo não precisaria ?comprar votos? de parlamentares porque ele tinha maioria no Congresso. Ao explicar como funcionava o esquema que veio à tona em 2005, o jornal americano chama a Justiça brasileira de ?lenta? porque só agora o julgamento começou no STF.

O NYT faz referência à denúncia do ministro Gilmar Mendes, do STF, que disse ter sido pressionado por Lula a adiar o julgamento. E informa que o ex-presidente disse que a afirmação do ministro era falsa. Para o jornal, o julgamento é uma das dificuldades mais sérias que Lula e o PT já enfrentaram.

Sobre a possibilidade de a presidenta Dilma Rousseff sair de cena para que ele se candidate em 2014, o petista foi categórico ao jornal: ?Dilma é minha candidata e, se Deus quiser, ela vai ser reeleita?.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também foi entrevistado pelo NYT e chamou Lula de ?encantador de serpentes?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES