Ex-presidente Lula lançará instituto com seu nome no dia 15

Paulo Okamotto, ex-presidente do Sebrae, deve ser confirmado no comando do novo instituto.

Lula durante palestra na Escola Superior de Guerra, no Rio. | Rafael Andrade/Folhapress
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de estrear na carreira de palestrante, o ex-presidente Lula terá, enfim, um instituto para chamar de seu. Ele anunciará no dia 15 a criação do Instituto Lula, sua nova plataforma de ação política. A entidade substituirá o Instituto Cidadania, que o petista fundou após a derrota de 1989 e reativou este ano.

Lula convidou cerca de 50 aliados para comunicar a mudança, num hotel em São Paulo. A lista inclui o presidente do PT, Rui Falcão, o presidente da CUT, Artur Henrique, e intelectuais como a cientista política Maria Victoria Benevides.

Paulo Okamotto, ex-presidente do Sebrae, deve ser confirmado no comando do novo instituto. Ele já tem procurado empresários para financiar a entidade, que trocará a casa no Ipiranga (zona sul de SP) por um imóvel maior na capital paulista.

O assessor de Lula faz mistério sobre os nomes dos doadores e os rumores de que o ex-presidente teria ordenado a captação de R$ 10 milhões até o fim do ano. "Não fechamos o orçamento ainda", diz. "Mas teremos que viabilizar recursos para contratar gente e desenvolver um memorial."

Tesoureiro da campanha presidencial de Dilma Rousseff e atual presidente do Instituto Cidadania, o deputado José de Filippi (PT-SP) também atuará na arrecadação. Lula tem prometido não recorrer a dinheiro público para financiar o projeto. Sua equipe conta ainda com os ex-ministros Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES