Ex-presidente Lula termina tratamento contra infecção pulmonar em hospital de São Paulo

Após enfrentar uma pneumonia, Lula recebeu alta no último domingo (11)

Avalie a matéria:
O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), encontrou-se com o ex-presidente Lula | Instituto Lula
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou nesta sexta-feira (16) o tratamento contra uma infecção pulmonar detectado no último dia 4. Segundo informações de sua assessoria de imprensa, Lula recebeu às 14h33 desta tarde a última dose do tratamento com antibióticos.

O ex-presidente foi diagnosticado com um câncer na laringe em outubro do ano passado e submeteu-se a sessões de quimioterapia e radioterapia no tratamento contra a doença. Na próxima sexta-feira, 23 de março, Lula fará exames para verificar se houve remissão completa do câncer, afirma a assessoria. Lula deve retomar o ritmo normal de suas atividades em cerca de 30 dias.

Após enfrentar uma pneumonia, Lula recebeu alta no último domingo (11) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. "Durante a internação, o paciente atingiu uma acentuada melhora clínica e normalização dos exames de sangue e da tomografia de tórax", afirmou o hospital em nota.

O câncer

O tumor foi diagnosticado no dia 29 de outubro de 2011, dois dias depois do aniversário de 66 anos de Lula. O ex-presidente procurou ajuda médica após se queixar de constantes dores de garganta e apresentar rouquidão considerada acima do normal. Na época, o tumor tinha aproximadamente 3 centímetros, considerado de agressividade média.

No dia 12 de dezembro, os médicos que cuidam do tratamento de Lula afirmaram que o tumor havia sido reduzido em 75%, o que descartou a necessidade de cirurgia.

A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias relacionadas ao aparelho vocal. O câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.

Segundo o Instituto do Câncer (Inca), fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe de que pessoas que não fumam. O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço. Dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES