Exército barra cargo para coronel suspeito de tramar golpe com Mauro Cid

Em algumas das mensagens encontradas, o coronel Lawand Junior expressa a Mauro Cid que Bolsonaro “não pode recuar agora”.

Avalie a matéria:
Exército barra cargo para coronel suspeito de tramar golpe com Mauro Cid | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após envolvimento em conversas com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, sobre um suposto plano de golpe de Estado, o coronel Jean Lawand Junior teve sua nomeação para um posto diplomático nos Estados Unidos suspensa pelo comandante do Exército, Tomás Paiva.

Durante uma reunião entre o comandante-geral do Exército, o presidente Lula e o ministro da Defesa, José Múcio, foi tomada a decisão de suspender a nomeação do coronel Lawand Junior para um posto diplomático nos Estados Unidos.

Após análise do celular de Mauro Cid pela Polícia Federal, foram encontradas várias mensagens trocadas entre ele e o coronel Lawand Junior, que discutiam a possibilidade de um golpe ser decretado no país.

Em algumas das mensagens encontradas, o coronel Lawand Junior expressa a Mauro Cid que Bolsonaro "não pode recuar agora" e que é necessário que ele "dê a ordem" para que as Forças Armadas executem uma estratégia visando evitar a posse de Lula como Presidente da República.

Após a divulgação das mensagens, o comandante Tomás Paiva e o ministro José Múcio realizaram uma reunião na qual avaliaram que o coronel Jean Lawand não possuía mais condições para assumir o cargo de assessor do adido militar em Washington, na representação diplomática do Brasil nos Estados Unidos.

Atualmente, o coronel Lawand exerce a função de gerente de projetos na Secretaria de Projetos Estratégicos do Exército, porém aguardava a oficialização de sua nomeação para o posto em Washington, que foi revogada após as revelações das mensagens. Além disso, o coronel enfrentará um inquérito interno no Exército em decorrência desses acontecimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES