Exército é convocado para garantir a realização do leilão do pré-sal no Rio

As forças federais cuidarão da Barra da Tijuca, controlando, inclusive a entrada e saída de pessoas do bairro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff convocou o Exército, a pedido do governo do Rio, para garantir a realização do leilão de Libra, na bacia de Santos, na próxima segunda-feira (21).

As constantes manifestações na cidade e, por conta disso, uma Polícia Militar exausta, levaram o governo do Rio a fazer o pedido ao governo federal.

A partir de domingo, 24 horas antes do leilão, parte do bairro da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, terá a segurança controlada pelos militares. A mobilização contará com 1.100 homens entre militares do Exército, das polícias Federal, Rodoviária Federal, da Força Nacional, além de agentes das polícias Civil e Militar do Rio.

O planejamento será fechado hoje, e o efetivo ainda pode aumentar.

Será publicado no "Diário Oficial da União", o decreto presidencial convocando a chamada GLO (Garantia da Lei e da Ordem) dando ao Exército, naquela região, o poder de polícia de forma "episódica e temporária".

A participação das forças federais começou a se definir, na segunda passada, em uma conversa entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame.

"A coordenação da atuação da segurança no entorno do local estará no encargo do Ministério da Defesa. Mas a Força Nacional apoiará nesta atuação. A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal também vão atuar no evento. Analisamos o plano de segurança e será realizado dentro de um padrão absolutamente normal, com a conjugação de esforços", disse Cardozo.

As forças federais cuidarão da Barra da Tijuca, controlando, inclusive a entrada e saída de pessoas do bairro, além do trânsito de pessoas ao hotel, onde ocorrerá o leilão.

Há dois meses, na visita do papa, forças federais foram responsáveis pela segurança na cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES