Exército já identificou suspeitos de facilitar furto de metralhadoras de quartel

O blog apurou que esses militares já receberam os formulários de apuração de transgressão para realizarem sua defesa.

Exército já identificou suspeitos de facilitar furto de metralhadoras de quartel | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As autoridades militares já identificaram os militares suspeitos de facilitar o desaparecimento de 21 metralhadoras do quartel militar em Barueri (SP).

Conforme apurado, as investigações militares estão reduzindo progressivamente o número de pessoas que podem estar ligadas ao desaparecimento das armas. Todos os militares que tinham responsabilidades de fiscalização ou controle serão responsabilizados e sujeitos a sanções disciplinares.

O Exército espera que esse processo ocorra em um futuro próximo.

O blog da jornalista Andréia Sadi obteve informações de que esses militares já receberam os formulários de apuração de transgressão, a fim de que possam apresentar suas defesas. Além disso, outras diligências estão em curso com o propósito de investigar, responsabilizar, sancionar e recuperar as armas desaparecidas.

A investigação está focada na possível participação de três militares na separação das armas no galpão de descarte, seu transporte em um veículo até um local previamente determinado e a entrega das mesmas. Há suspeitas de que esses militares possam ter sido cooptados pelo crime organizado.

O Exército brasileiro informou na última sexta-feira (13) o furto de 21 metralhadoras de grosso calibre de dentro da sua base militar em Barueri.

A corporação afirmou que, durante inspeção realizada em 10 de outubro, no seu Arsenal de Guerra, os militares notaram o sumiço de 13 metralhadoras calibre .50 - conhecidas por terem poder de fogo e alcance para derrubar até aeronaves - e de outras 8 metralhadoras de calibre 7.62.

Segundo investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, parte dessas armas foram oferecidas à maior facção criminosa do estado. O preço: R$ 180 mil cada uma.

Para efeitos comparativos, segundo o Instituto Sou da Paz, entidade sem fins lucrativos que faz estudos sobre armas e segurança pública, entre janeiro de 2015 a março de 2020, 27 armas do Exército foram roubadas, furtadas ou desviadas no Brasil.

"O último grande desvio do Exército havia sido o de 7 fuzis 762 desviado de um batalhão de Caçapava em 2009, também em São Paulo. Felizmente daquela vez, todas as armas foram recuperadas. O desvio de agora é muito mais grave, não só pela quantidade de armas levadas de uma vez, mas pela potência", disse ao g1 Bruno Langeani, gerente da área de sistema de Justiça e Segurança do Sou da Paz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES