Exército pune dois oficiais por participação nos eventos criminosos de 8 de janeiro

Um deles foi detido por três dias, enquanto o outro recebeu uma advertência.

Militares foram punidos por participação no 8 de janeiro | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Exército finalizou os quatro procedimentos administrativos destinados a investigar possíveis infrações cometidas por seus oficiais durante os eventos de 8 de janeiro e optou por sancionar dois militares. Um deles foi detido por três dias, enquanto o outro recebeu uma advertência. As informações são da CNN. 

Ambos faziam parte do Batalhão da Guarda Presidencial no Palácio do Planalto. Estes procedimentos visam apurar eventuais violações disciplinares e comportamentais no contexto de operações militares, diferenciando-se dos inquéritos policiais militares, que são instaurados quando há suspeitas de crimes. 

Além disso, o Exército iniciou quatro inquéritos policiais militares relacionados aos acontecimentos de 8 de janeiro, agora sob a jurisdição da Justiça Militar. Um desses casos já resultou em condenação, envolvendo o coronel da reserva do Exército Adriano Camargo Testoni, acusado de proferir insultos contra colegas de corporação durante os eventos em Brasília. A CNN tentou contatar a defesa do coronel na época, mas não obteve resposta.

 Para o próximo dia 8 de janeiro, o Governo Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional preparam um grande ato em defesa da democracia para marcar um ano dos atos criminosos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES