Expectativa de FPM para abril é de 30% a mais

Coelho lembra que as últimas quedas do FPM comprometeram a administração da maioria das cidades piauienses

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O balanço dos repasses do Fundo de Participação do Municípios (FPM) em março foi positivo para os prefeitos piauienses. Ao todo, os valores repassados foram 4,55 % superiores ao mesmo período de 2009, e 25,75% maiores que o de fevereiro deste ano. A maior expectativa, no entanto, está voltada para a quantia que poderá ser recebida em abril e maio. A previsão é de um aumento de até 30%.

De acordo com o prefeito de Paulistana, Luís Coelho (PMDB), que integra atualmente o Conselho Fiscal da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os gestores municipais devem trabalhar com cautela, apesar da previsão otimista. ?São expectativas, mas enquanto não se concretizarem é preciso aguardar?, ressalta.

Coelho lembra que as últimas quedas do FPM comprometeram a administração da maioria das cidades piauienses, que são dependentes dos repasses federais como principal fonte de recursos.

O fim da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que compõe o FPM, também é apontada pelo prefeito como um dos motivos para a expectativa de curva ascendente do Fundo a partir de abril.

Segundo a CNM, em todo o país, foi distribuído o montante é de R$ 1,003 bilhão. No próximo mês esse valor deve ser R$ 400 milhões a mais que o depositado no mesmo período de 2009. O aumento, no entanto, ainda é tímido, já que o primeiro trimestre de 2010 termina com um repasse 0,36% maior que o ano passado. ?Tem que ser levado em conta o aumento do salário mínimo e a inflação, ou seja, é um crescimento pequeno?, relativiza Luís Coelho. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES