Falha em equipamento deu início a apagão, diz ministro

Oito estados foram atingidos entre noite de quinta e madrugada de sexta.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário-executivo do Ministério de Minas de Energia, Márcio Zimmermann, informou nesta segunda-feira (7) que um defeito em um cartão de proteção da subestação de Luiz Gonzaga, em Pernambuco, foi a causa do apagão que atingiu oito estados no Nordeste entre a noite de quinta-feira (3) e a madrugada da última sexta-feira (4).

O cartão de proteção é um equipamento eletrônico que atua na proteção das estações. Segundo Zimmermann , o cartão emitiu um falso sinal de que havia uma falha no disjuntor, o que provocou o desligamento da estação. A partir daí, houve um "efeito-cadeia" que acabou desligando boa parte da energia no Nordeste.

De acordo com o secretário, ainda não se sabe qual foi o motivo que fez o cartão emitir um falso alarme e desligar a estação. "A manutenção do cartão estava rigorosamente em dia. A última foi feita em outubro", disse, afirmando que manutenções preventivas desses equipamentos eletrônicos ocorrem a cada quatro anos.

A manutenção do cartão estava rigorosamente em dia. A última foi feita em outubro"

Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas de Energia

Depois do apagão, a presidente Dilma Rousseff determinou um reforço na fiscalização e manutenção do sistema de energia do país.

O problema no equipamento eletrônico da subestação já havia sido apontado pelo diretor de operações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira Arnaud, como a possível causa para o blecaute.

"Houve uma falha em um componente eletrônico, a cartela, que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ter havido nenhum problema, por um defeito eletrônico, ele deu ordem para desligar a subestação. Isso às vezes pode acontecer, mas como a instalação era muito grande, os efeitos foram sentidos em várias regiões", afirmou, na sexta.

Nesta segunda-feira, uma equipe de técnicos da Chesf analisava no Rio de Janeiro as causas da falha no equipamento.

Sistema "robusto"

O apagão atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte entre a noite de quinta e início da madrugada de sexta. "Esses estados ficaram isolados do sistema", disse o ministro Edison Lobão, em entrevista na sexta.

Segundo ele, o sistema elétrico brasileiro é "robusto e moderno", mas que está sujeito a falhas. "O nosso sistema funciona muito bem. Tem falhas. (...) Existem falhas em todos os sistemas do mundo", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES