Falta de lista de inelegíveis impede fiscalização da Ficha Limpa

Ministério Público terá apenas cinco dias para impugnar fichas-sujas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inexistência de um cadastro nacional de políticos inelegíveis pode prejudicar a aplicação dos critérios estabelecidos pela Lei da Ficha Limpa. A dificuldade de acesso da dados claros desafia promotores e procuradores eleitorais, que terão apenas cinco dias, no início de julho, para apresentar à Justiça impugnações de candidatos a prefeito e vereador ficha-suja nas eleições de outubro.

O procurador regional eleitoral de São Paulo, André de Carvalho Ramos, afirma que recorrerá aos partidos políticos para que orientem os diretórios municipais a filtrar os inelegíveis. "A Ficha Limpa vai ser testada no momento do registro das candidaturas e com as ações de impugnação desses registros. Há um ator que precisa ser cobrado, e muito, que são os partidos políticos."

Criada por meio de projeto popular, a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) estabelece hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato. Ela torna inelegíveis as pessoas condenadas em órgão colegiado (segunda instância) por diversos tipos de crimes comuns e eleitorais nos oito anos anteriores à eleição. O Supremo Tribunal Federal suspendeu decisões baseadas na lei nas eleições de 2010, mas considerou que ela se aplica a todos os casos nas eleições de 2012.

Carvalho Ramos afirma que procuradores rastreiam nomes de atingidos por condenações que os tornaram inelegíveis a partir do segundo semestre de 2004 e requisitam aos tribunais listas atualizadas de condenados, mas esbarram na dificuldade de acesso a informações homogêneas e atualizadas. "Há um esforço hercúleo para nos municiar de informações que terão de ser checadas", disse o procurador.

Ele listou problemas que dificultam a fiscalização da Ficha Limpa. O primeiro: falta uma lista ou cadastro nacional que integre, em um mesmo padrão, os diversos tribunais estaduais, federais, de contas, do trabalho, militares e até conselhos regionais profissionais mencionados na Ficha Limpa.

Outro problema é a ausência de integração dos bancos de dados entre os tribunais, o clássico caso do sistema que não lê outro. "A grande tradição no Brasil é a ausência de integração de bancos de dados", afirmou o procurador. Por essa via, um político condenado em Pernambuco, mas com residência em São Paulo, pode eventualmente ser considerado em território paulista fora do alcance da Ficha Limpa, o que foge ao objetivo da lei. "A existência de cadastros regionais não combina com o sistema de direito eleitoral, que é nacional", disse o procurador.

Outra dificuldade, segundo ele, é "ensinar" esses bancos de dados de cada tribunal a dar a resposta que os promotores procuram, dentro de uma linguagem só. É desafio também para os promotores saber se a decisão disponibilizada em determinada lista está efetivamente atualizada, ou se foi modificada em outra circunstância. O político pode ter tido o nome retirado daquele cadastro, por exemplo. Há ainda uma outra dificuldade que pode ser a necessidade de leitura detalhada de cada acórdão de cada tribunal para saber de que forma aquela decisão pode ser interpretada à luz a Ficha Limpa.

"Hoje existe um pleito para que haja regulamentação que nos leve a um cadastro nacional dos inelegíveis ou que o candidato seja obrigado a apresentar resposta a todos os questionamentos. Eu sou mais favorável ao cadastro porque uma das funções do direito eleitoral é dar transparência à informação. Isso não é fácil. Tenho dificuldade até para descobrir o número de condenados", disse o procurador.

Projeto popular

Surgida de um projeto popular, a lei traz várias novidades, segundo o procurador. "A Ficha Limpa trouxe várias novidades, entre elas o aumento do prazo de inelegibilidade de três para oito anos, a dispensa da necessidade do trânsito em julgado e o aumento do rol das diversas formas de inelegibilidade. Além disso, criou hipóteses novas, como a impossibilidade de renúncia para escapar da cassação", disse Carvalho Ramos.

Na segunda-feira, o procurador-geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa e o procurador regional eleitoral, André de Carvalho Ramos asssinaram com o Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) e com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral um termo de cooperação que prevê a criação de uma central de atendimento para receber denúncias de corrupção eleitoral, chamada Via Rápida para a Cidadania.

A central, financiada por uma empresa privada, atenderá a população a partir do dia 2 de julho, por meio de um telefone gratuito. O denunciante receberá um número de protocolo e poderá acompanhar o andamento de sua denúncia. O número de telefone será divulgado quando o sistema começar a funcionar. "Há 20 anos, supor o combate ao nepotismo era apenas um sonho, um devaneio. O que possilitou isso foi comungarmos da mesma tese. Por isso, não há porque não haver otimismo", disse Elias Rosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES