Firmino Filho e Wilson Martins apoiam aprovação da PEC 45

Os gestores se comprometeram a interceder junto à bancada federal do Piauí para que esta atue favoravelmente na votação da PEC.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O controlador geral do Estado, Darcy Siqueira, se reuniu esta semana com o governador Wilson Martins e o prefeito de Teresina, Firmino Filho, solicitando apoio para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2009. De acordo com Darcy Siqueira, os gestores se comprometeram a interceder junto à bancada federal do Piauí para que esta atue favoravelmente na votação da PEC.

Na semana passada, o controlador visitou o senador Ciro Nogueira (PP/PI) para discutir sobre a Proposta. A PEC já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado Federal e institui um novo marco regulatório para o Controle Interno da Administração Pública. Ciro Nogueira se comprometeu a levar à Mesa Diretora do Senado o pedido para que a PEC seja colocada em votação assim que a Casa voltar do recesso parlamentar, em agosto.

?No âmbito estadual, o controle interno já está regulamentado através da Emenda Constitucional 38, mas essa PEC será importante para definir as funções típicas do controle interno e organizar as carreiras específicas?, justificou Darcy Siqueira, acrescentando que a aprovação da PEC ainda vai contribuir para ampliar a transparência e combater a corrupção, dando maior publicidade aos atos dos agentes públicos.

O prefeito da capital, após encontro, também deve encaminhar um projeto de Lei à Câmara Municipal de Teresina, regulamentando o controle interno no município, já que atualmente a Controladoria Geral do Município é vinculada à Secretaria Municipal de Finanças e não está organizada em carreiras específicas. O controlador geral do município, Ricardo José Alves, também participou do encontro com Firmino, no Palácio da Cidade e foi convidado por Darcy Siqueira para aderir ao Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno).

O controlador geral do Estado ainda pretende se reunir com os outros dois senadores piauienses, João Vicente Claudino (PTC) e Wellington Dias (PT), solicitando apoio para a aprovação da Proposta.

Saiba mais sobre a PEC 45:

Durante a VII Reunião Técnica do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno), realizada nos dias 27 e 28 de junho de 2013, em Vitória/ES, os titulares dos órgãos de Controle Interno do Poder Executivo das três esferas de governo discutiram a necessidade das bancadas federais de cada Estado intercederem favoravelmente na aprovação da PEC 45. Como resultado do encontro, foi escrita a Carta do Espírito Santo, endereçada à presidente da República, aos presidentes da Câmara Federal e do Senado, e assinada por todos os controladores estaduais presentes, destacando a importância da aprovação da PEC 45.

Cabe ao controle interno zelar pela aplicação regular dos recursos públicos. Uma das funções do Controle Interno é orientar os gestores quanto às melhores práticas administrativas, visando assegurar a eficiência dos gastos e a qualidade dos serviços prestados à população. A PEC 45 determina a essencialidade do controle interno para o funcionamento da Administração Pública e define as funções típicas para o exercício do controle interno. Além disso, a Proposta estabelece a vinculação do exercício das funções de controle interno por servidores públicos organizados em carreiras específicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES