Firmino sugere gestão local para transporte entre Teresina e Timon

Ele quer que transporte público fique a cargo dos gestores locais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Encaminhado para apreciação do Legislativo Municipal, a criação do consórcio entre Teresina e Timon teve sua discussão ampliada nesta semana pelo prefeito da capital piauiense, Firmino Filho (PSDB), que justificou a proposição, indicando para os benefícios advindos do novo modelo de gestão. Pautado na capacidade de planejamento das duas cidades, o Chefe do Executivo almeja que a delegação dos serviços fique a cargo dos gestores locais, de modo que atualmente tal responsabilidade passa pela atuação estrita da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A mudança de paradigmas foi defendida pelo prefeito, aponta para a evolução alçada através da maior comunicação entre os entes. “Hoje o transporte coletivo de Teresina e Timon é regulado pelo Governo Federal, pela ANTT, o que estamos pretendendo é que a capacidade de planejamento do sistema seja delegada para o consórcio”, disse.

Filho ressaltou que a distância física do órgão regulador embasa a proposta, cabendo aos líderes locais o maior conhecimento em torno das necessidades do sistema, refletindo em melhorias significativas para os passageiros do transporte público. “A ANTT está em Brasília, distante da gente, o benefício com o consórcio se dá pelo planejamento, monitoramento. Em outras cidades, já aconteceu. Nós queremos melhorar a comunicação entre Teresina e Timon”, indicou.

A melhoria na comunicação relatada pelo prefeito teresinense incidiria na garantia dos mesmos direitos para os passageiros de ambos os municípios, como por exemplo, a meia passagem aos estudantes. A assinatura do termo para a criação do consórcio já aconteceu, cabe agora a anuência das Câmaras Municipais de Teresina e Timon para o projeto ser levado adiante.

EMPREGOS – Na ocasião, o prefeito Firmino Filho aproveitou para comemorar a liderança de Teresina entre as capitais brasileiras no que tange a geração de empregos. O gestor destacou o papel setor de call center na elevação do índice de ocupação no município. “Teresina tem se destacado na geração de renda e passou a ser referência na região Meio-Norte do Brasil; nós temos algumas cidades que estão tendo crescimento e Teresina tem um grande desempenho”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES