Flávio Dino determina que PF investigue nazistas ou neonazistas no Brasil

Para o ministro, há indícios de atuação interestadual de organizações do tipo. Investigados podem ser enquadrados em crimes como racismo e apologia ao nazismo

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que há indícios de atuação interestadual de organismos nazistas | Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na madrugada desta quinta-feira (6), o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou em uma rede social que determinou à Polícia Federal a instauração de um Inquérito Policial para apurar a existência de organizações nazistas e neonazistas no Brasil. 

O Ministro afirmou que há indícios de atuação interestadual dessas organizações e a PF deve investigar possíveis crimes de racismo e apologia ao nazismo, previstos na Lei 7.716/89.

A declaração do Ministro acontece após a descoberta pela Polícia Civil de Santa Catarina de uma filial de um grupo internacional de supremacia branca no Brasil. Segundo as investigações, o grupo tinha planos para implantar uma célula radical de supremacia branca no país e dez suspeitos foram presos. Entre os indivíduos, a polícia encontrou mensagens criminosas nos celulares, incluindo a frase "Pretos têm que morrer todos os dias".

Leia Mais

Os investigadores também descobriram que os suspeitos eram responsáveis pelo recrutamento de jovens em outras células, por meio de convites e seleções feitos pela internet. 

A célula internacional, presente em vários países, incluindo Portugal, Alemanha e Estados Unidos, é uma das mais organizadas e violentas do mundo.

A investigação da PF solicitada pelo Ministro da Justiça é uma medida importante para combater a atuação dessas organizações no país e garantir a segurança e os direitos de todas as pessoas, independentemente de sua cor, etnia ou origem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES