Flávio Dino propôs uso das Forças Armadas em áreas do Rio de Janeiro

Ataques no Rio de Janeiro provocou caos na cidade e fechou mais de 30 escolas

Ministro Flávio Dino | Pedro França/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta terça-feira, 24 de outubro, que propôs ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a utilização das Forças Armadas em áreas do Rio de Janeiro, com a orientação de consultar o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. No dia anterior, segunda-feira, 23 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro foi alvo de um grande ataque, no qual milicianos incendiaram 35 ônibus, marcando o maior episódio desse tipo em um único dia na história da cidade. 

Os moradores enfrentaram um cenário caótico e continuaram a sofrer os efeitos desses ataques na manhã da terça-feira. Os ataques ao transporte público deixaram mais de 13 mil alunos sem aulas na tarde e noite de segunda-feira, 23, e na manhã desta terça-feira, 24. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, 12 unidades tiveram que suspender as aulas noturnas, atingindo cerca de 2,9 mil estudantes.

Essa iniciativa de envolver as Forças Armadas no Rio de Janeiro foi divulgada previamente pelo blog da jornalista Camila Bomfim. Mais cedo, o Presidente Lula anunciou que o governo planeja intensificar o apoio federal no estado.

"Estamos debatendo a possibilidade de envolver as Forças Armadas em algumas áreas. Apresentei essa proposta ao Presidente Lula ontem e soube hoje que ele se reuniu com o Ministro Múcio". No entanto, ele descartou, por ora, a declaração de intervenção federal na segurança pública do Rio, afirmando que "hoje, realmente, não há esse estudo, não há esse debate e eu afirmo que até não teria base constitucional ou legal para fazer uma intervenção federal", disse o ministro.

O Ministro da Justiça também mencionou que o reforço na segurança incluiu o aumento do contingente da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Além disso, durante o evento de lançamento do programa "Saúde com Ciência", criado pelo governo federal, Flávio Dino enfatizou a importância de combater a desinformação e promover políticas públicas de saúde, com o programa visando, entre outros objetivos, o aumento da taxa de vacinação no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES