Flávio Dino terá mais de 50 votos para o STF, diz o relator Weverton Rocha

O relator Weverton Rocha acredito que Flávio Dino pode receber entre 58 a 62 votos.

Ministro Flávio Dino | Pedro França / Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Designado como relator da indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Weverton Rocha expressou demonstrou otimismo quanto à aprovação no Senado e prevê um apoio de pelo menos 50 votos, superando os 41 necessários. Rocha fez essa declaração em uma coletiva nesta terça-feira, após um encontro com Dino.

Durante a entrevista, o senador afirmou acreditar em mais de cinquenta votos favoráveis. Além disso, ele sugeriu que Dino poderia receber entre 58 e 62 votos favoráveis, comparando-o ao ministro Cristiano Zanin, que obteve 58 votos favoráveis em sua aprovação em junho.

A indicação de Flávio Dino foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira. Weverton Rocha, aliado do governo e conterrâneo de Dino, foi escolhido como relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A sabatina na CCJ está marcada para 13 de dezembro, após a qual Dino precisará de pelo menos 41 votos dos 81 senadores no plenário do Senado para confirmar sua nomeação ao STF.

Com 55 anos, Flávio Dino é advogado, ex-juiz, professor e político, nascido em São Luís (MA). ele concluiu o curso de Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dino foi juiz federal entre 1994 e 2006, atuando também como juiz auxiliar no Supremo.

Após sua carreira na magistratura, Dino foi deputado federal (2007-2011) e presidente da Embratur no governo de Dilma Rousseff (2011-2014). Em seguida, foi eleito governador do Maranhão por dois mandatos (2015-2022) e, em 2022, foi eleito senador com 63,38% dos votos. Ele pediu licença do Senado para assumir o Ministério da Justiça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES