Flávio Dino vai acionar AGU para cobrar indenização a Bolsonaro por danos ao Brasil

Dino prometeu tomar medidas legais para buscar uma indenização pelos danos causados à União e à sociedade.

Ministro Flávio Dino busca indenização | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), utilizou as redes sociais para comentar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (30), que deixou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível até 2030 devido a abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pertencentes ao Estado. Dino prometeu tomar medidas legais para buscar uma indenização pelos danos causados à União e à sociedade.

"Decisão do TSE prova a perpetração de ataques abusivos ao Sistema de Justiça e à ordem jurídica. Por isso, enviarei um requerimento à Advocacia-Geral da União (AGU) visando a análise de uma ação de indenização pelos danos causados ao Poder Judiciário da União e à sociedade, diante da conduta do Sr. Bolsonaro", declarou Flávio Dino em sua conta no Twitter.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), impetrada pelo PDT, solicita que o TSE declare a inelegibilidade de Bolsonaro devido à prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião realizada em 18 de julho de 2022, no Palácio da Alvorada, transmitida pela TV Brasil. Na reunião, o ex-presidente espalhou uma série de mentiras sobre o processo eleitoral.

Segundo o ministro Flávio Dino, a decisão da Suprema Corte Eleitoral comprova a perpetração de ataques abusivos ao Sistema de Justiça e à ordem jurídica do Brasl. "Por isso, enviarei requerimento à AGU visando análise de ação de indenização pelos danos causados ao Poder Judiciário da União e à sociedade, em face da conduta do Sr. Bolsonaro", declarou o ministro.

O ministro Flávio Dino garantiu que vai solicitar à Advocacia-Geral da União (AGU) para analisar uma indenização pelos “danos causados” pelo ex-presidente Jair Bolsonaro “ao Poder Judiciário e à sociedade” durante os atos antidemocráticos, pelos quais foi condenado na sexta-feira (30).

Flávio Dino, que já atuou como juiz federal, declarou que o julgamento do TSE evidenciou mensagens importantes. A primeira mensagen é que mentir não consiste numa ferramenta legítima para o exercício de uma função pública; em segundo lugar, a lição deixada é de que "política não é regida pela “lei da selva”, em que o mais forte tudo pode”. Para Dino, a democracia saiu vitoriosa e derrotou o mais difícil teste de estresse das últimas décadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES